Desafio da Literatura Brasileira: você leu no máximo seis desses 100 livros

Desafio da Literatura Brasileira: você leu no máximo seis desses 100 livros

Em 2003, um desafio literário causou alvoroço nas redes sociais: o desafio da BBC. O desafio, em si, não tem relação alguma com a emissora britânica. Provavelmente ele foi assim batizado por ser baseado numa pesquisa realizada pela BBC nesse mesmo período. Desde então, tem circulado uma lista que desafia os leitores de todo o mundo: “você não leu mais que seis livros dentre estes”. Como não há no desafio da BBC nenhum livro da nossa literatura, parti da mesma premissa e elenquei 100 livros da literatura brasileira para propor o mesmo desafio: você leu, no máximo, seis dos cem livros listados abaixo.

Os livros listados aqui não são necessariamente os melhores ou mais importantes da nossa literatura, e talvez nem mesmo dentre os de seu próprio autor. Foram escolhidos aleatoriamente e poderiam, claro, estar elencados quaisquer outros. O objetivo, aqui, é mostrar quão vasta é a nossa produção literária, ainda que a literatura brasileira seja uma literatura muito jovem e, dessa forma, incentivar a leitura dos nossos autores. Apesar de jovem, temos uma produção literária bastante qualificada. E, ainda que não a tivéssemos; ainda que ela fosse a mais medíocre — é nossa! Piores seríamos sem ela.

Mas não se preocupe se você não leu mais que seis dos 100 aqui listados: nunca é tarde para começar e, quem sabe, esta lista não sirva como guia para uma incursão em nossas letras? Prevalece uma certeza: é muito maior o prazer de ler uma grande obra pela primeira vez que o de encher o peito ao dizer que já se leu tudo.

Fred Vidal é, antes de tudo, um leitor. Professor de Língua Portuguesa e suas literaturas, escritor. Em 2016 publicou o romance O Vendedor de Chuva.