As 11 melhores bandas da história da música brasileira

As 11 melhores bandas da história da música brasileira

A Revista Bula realizou uma enquete com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, as melhores bandas da história da música brasileira em todos os tempos. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. Três mil participantes, dos 26 Estados e Distrito Federal, responderam à série de enquetes. O critério de desempate, quando necessário, foi a posição alcançada na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, feita pela “Rolling Stone Brasil”, em 2007. As bandas foram divididas em cinco categorias, de acordo com o número de indicações: +250, +200, +150, +100 e +80.

Foram lembradas bandas de diferentes regiões do Brasil, em especial a Sudeste. São Paulo foi o estado com o maior número de grupos citados, com quatro indicações, seguido do Rio de Janeiro, com três bandas indicadas. Entre os grupos musicais que integram a lista, apenas três foram oficialmente encerrados: Novos Baianos, Legião Urbana e O Rappa. Com relação ao tempo, o mais antigo é Os Mutantes, criado em 1966 e que está há 54 anos em atividade. O Rappa e Pato Fu, ambas fundadas em 1992, são as bandas mais recentes da seleção. 

É importante ressaltar que a seleção não pretende ser abrangente ou definitiva, pois corresponde apenas à opinião das pessoas consultadas.

Bandas que obtiveram mais de 250 indicações

Bandas que obtiveram mais de 200 indicações

Bandas que obtiveram mais de 150 indicações

Bandas que obtiveram mais de 100 indicações

Bandas que obtiveram mais de 80 indicações