4 filmes nostálgicos para ver na Netflix Divulgação / Netflix

4 filmes nostálgicos para ver na Netflix

Revisitar o passado através do cinema é reconfortante. A narrativa reacende lembranças adormecidas da infância, da juventude, de lares e afetos. O filme deixa de ser apenas uma representação para se tornar um espelho da experiência humana. Quando essas histórias são produzidas com sensibilidade, não apenas recriam o tempo perdido, mas reconstroem as emoções que o habitam.

Esses filmes não possuem em comum apenas o saudosismo, mas a maneira como traduzem a nostalgia em autoconhecimento. São obras que olham para trás sem idealizar. Mostram que crescer, lembrar e perdoar são processos dolorosos, mas também libertadores. Cada uma dessas histórias constrói um retrato íntimo da vida em suas nuances: vínculos entre pais e filhos, o afeto nas pequenas coisas, o peso das origens e o impulso criativo que nasce das cicatrizes. A nostalgia não é só fuga, mas reconciliação.

A Revista Bula encontrou quatro filmes na Netflix que tratam a memória como arte. Cada plano, cada música e cada olhar é uma tentativa de salvar o que o tempo insiste em apagar. E, ao fazer isso, reafirmam o poder mais bonito do cinema: o de transformar lembrança em poesia e saudade em cura.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.