5 filmes da HBO Max que fariam Maquiavel acender um charuto e assistir em silêncio Divulgação / Warner Bros.

5 filmes da HBO Max que fariam Maquiavel acender um charuto e assistir em silêncio

Para Maquiavel “os fins justificam os meios”, mas a filosofia de sua estratégia vai muito além de uma caricatura fria. É um exame à complexidade do poder, a instabilidade moral e a necessidade de compreender o comportamento humano para governar. No cinema há muitas histórias que são mais que mero entretenimento, mas um estudo de dominação, manipulação e cálculo político. Nesse terreno fértil que é o cinema, reunimos uma seleção de filmes disponíveis na HBO Max que prenderiam a atenção do autor florentino.

Essas produções passam bem longe da ingenuidade do herói incorruptível e mergulha nas zonas cinzentas da natureza humana, onde a moral se equilibra em areia movediça. Cada um desses filmes expõem não apenas as engrenagens invisíveis do poder, mas também as forças ocultas que moldam decisões e destinos. Eles revelam personagens dispostos a transformar a realidade conforme seus interesses e desejos, mostrando que, em certas arenas, a virtude é um luxo.

Cenários de guerra, corrupção urbana, caos distópico e intrigas subterrâneas: recortes que privilegiam narrativas sobre tratados modernos de influência e controle. Em cada gesto, silêncio ou palavra, a vitória raramente é absoluta. Maquiavel talvez nunca tenha buscado respostas definitivas, mas a confirmação de que o jogo de poder é cíclico e sua essência permanece sempre a mesma, independente da forma.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.