Museu disponibiliza as coleções de fotografias mais antigas do mundo para acesso on-line

Mais de 400 mil fotografias do acervo do Estman Museum, localizado em Nova York, agora podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. As coleções, que datam do século 19 — e são consideradas as mais antigas da história da fotografia —, foram disponibilizadas on-line, no site da instituição. Os registros, em sua maioria, foram feitos com as primeiras câmeras de rolo, inventadas pela Kodak, empresa de George Eastman, que dá nome ao museu. O empresário é apontado como o grande responsável pela popularização da fotografia em todo o mundo.

As três coleções de destaque disponibilizadas são as de Gabriel Cromer (1873-1934), fotógrafo e colecionador francês; Alden Scott Boyer (1887-1953), fotógrafo e colecionador que reuniu mais 13.500 objetos relacionados à fotografia; e Louis Walton Sipley (1897-1968), que fundou o Museu Americano de Fotografia na Filadélfia, em 1940. Para os mais curiosos, além de fotos, também é possível ter acesso a documentos de Estman, como seus manuscritos e as correspondências comerciais que trocou enquanto esteve à frente da Kodak.

Para ter acesso às fotografias e documentos, basta acessar o site e escolher a coleção desejada. Os registros identificados são acompanhados de um título explicativo e ano.

Clique no link para acessar: As fotografias mais antigas do mundo para acesso on-line