Autor: J.C. Guimarães

Um milagre chamado Terra

Um milagre chamado Terra

A Equação de Drake ficou famosa nos anos 50 por estimar a quantidade possível de abrigos (“exoplanetas”) aptos a conter vida. A fórmula implica sete variáveis, incluindo a água. Portanto, é um dígito mais difícil de acertar do que na mega-sena. É consenso que, considerando a extensão do Universo observável, tais planetas devem ser da ordem de milhões. Mas não se alegre: considerando a extensão do Universo observável, haver milhões de exoplanetas iguais a Terra não te ajuda em absolutamente nada

O significado na arte contemporânea

O significado na arte contemporânea

Diferentemente das outras artes, a pintura tem impacto imediato: você olha e tem o conjunto diante de você. Ela não transcorre no tempo como um filme, um livro, uma dança ou a música: é instantânea. Distante das diversas ficções, a pintura não é uma narrativa (exceção feita à pintura histórica, como o muralismo mexicano). Em regra, o objetivo da pintura não é contar um acontecimento, nem por partes nem de forma alguma.

Você pode ser pequeno, mas…

Você pode ser pequeno, mas…

Existe uma ideia amplamente partilhada de que o ser humano é insignificante diante do Universo. Essa ideia, sustentada pela filosofia moderna em oposição ao geocentrismo ptolomaico, certamente foi reforçada por Carl Sagan, que nos definiu como “poeira das estrelas”. Tal conceito é um convite à humildade, mas talvez em nada disso estivesse realmente pensando Carl Sagan.

Poder e arte: a utilidade que os reis descobriram

Poder e arte: a utilidade que os reis descobriram

Arte e propaganda possuem uma evidente relação, conhecida de publicitários e designers. Tanto Andy Warhol quanto o italiano Mimmo Rotella souberam como ninguém explorar essa simbiose. A diferença é que esses dois artistas fizeram a crítica da sociedade de consumo, seguindo caminho diverso de muitos colegas seus, que no passado dependiam de patronos.