Autor: J.C. Guimarães

O mito da superioridade racial ariana Foto / Stefano Chiacchiarini

O mito da superioridade racial ariana

O nazismo é uma ideologia baseada na superioridade racial de um grupo humano sobre outros. Por isso, diferentemente das ideologias nascidas do Iluminismo, não tem fundamento científico válido. Sua irracionalidade filosófica culminou historicamente na tentativa de extermínio de um povo, o judeu, nos campos de concentração. Nenhuma das principais ideologias políticas de expressão no Ocidente possui, como o nazismo, documentos que provem a perfeita identidade entre teoria e prática, neste sentido

2022: Democracia derrota projeto autoritário, no Brasil

2022: Democracia derrota projeto autoritário, no Brasil

2022 será lembrado pelos livros de história como ano da consolidação da democracia brasileira. É uma aposta. Certamente essa consolidação, inteiramente obra da sociedade civil, vem ocorrendo por etapas. Assim, em 1988 tivemos a Constituição “cidadã”, seguida do restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, ocorridas a partir em 1989.

Gosto não é qualidade. Algo não é bom apenas porque você gosta

Gosto não é qualidade. Algo não é bom apenas porque você gosta

Ao achar que a arte prescinde de técnica, de teoria, de conhecimento, de estudo, uma parcela da opinião pública confunde arte com sentimento; uma coisa mágica, sem explicação, como se fosse um fluído exotérico. Pura gratuidade. Não parece difícil concordar que tudo isso desmerece o esforço dos artistas que estudam seu ofício por anos a fio, e contribui para que não sejam levados a sério. É um grave equívoco. Talvez isso explique por que o que é apreciado não é sério, e o que é sério seja sistematicamente desvalorizado.

Nem tudo o que as palavras não explicam deixa de ser pleno de sentido

Nem tudo o que as palavras não explicam deixa de ser pleno de sentido

A cultura contemporânea é de longe a mais visual de toda a história. Talvez a imagem supere a palavra em eficácia de comunicação, dado sua instantaneidade e pregnância. Mas a escrita, apesar disso, permanece como uma supra-linguagem; espécie de tradução das demais linguagens. De certo modo todas dependem da palavra escrita para serem compreendidas, e não de notas, cores e movimentos.