Autor: Beto Silva

Quem é humano de verdade

Quem é humano de verdade

Volta e meia, a gente vê alguém elogiar outra pessoa dizendo: “Ah, ele é muito humano”. O que se está querendo dizer é que a pessoa é gentil, bondosa, empática, gente boa, do bem, associando essa tal humanidade a uma coisa muito boa. Mas, se tem um animal cruel, é o tal do ser humano! Nenhum outro animal tortura, maltrata outros animais, mata sem motivo ou apenas por esporte. O ser humano não é um animal muito humano; essa é a verdade!

Previsões para 2026

Previsões para 2026

Ano terminando e um monte de videntes, astrólogos e gurus já estão fazendo as suas previsões para 2026. Não só eles. Analistas políticos já estão prevendo quem serão os novos governantes, comentaristas de futebol cravando os campeões de 2026 e economistas chutando o valor da taxa de juros e do dólar pro ano que vem. Todo mundo vai errar feio, mas não importa, já que ninguém vai conferir mesmo depois que o ano acabar.

Quem é o dono do português?

Quem é o dono do português?

Ele achou que esse argumento era definitivo, se achava dono da língua e então eu é que fiquei irritado, com vontade de pedir para ele devolver o nosso ouro, como fazem os brasileiros nessas ocasiões, ou dizer que nós, brasileiros, somos mais de 200 milhões e eles, portugueses, apenas 10 milhões; portanto, nós já tomamos a língua, que agora é nossa.

Os cinco sentidos no Brasil

Os cinco sentidos no Brasil

Os seres humanos utilizam os seus cinco sentidos o tempo todo, mas o brasileiro tem a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato muito mais apurados do que as pessoas de outros lugares do mundo. É que, por aqui, os cinco sentidos são testados o tempo todo e sofrem cargas muito mais pesadas. Olha só como funcionam as nossas percepções sensoriais.

Pais casados

Pais casados

Os pais resolvem buscar o filho na escola e estranham quando ele demora mais do que o habitual para sair. Depois de perguntarem ao inspetor, descobrem que o menino já deveria ter deixado a sala. A inquietação cresce até que a mãe recebe um telefonema inesperado do próprio filho. A partir desse momento simples, abre-se uma situação curiosa e reveladora sobre como ele vê sua família e o impacto disso no ambiente escolar.