Os 35 momentos mais marcantes e belos da história do cinema

Os 35 momentos mais marcantes e belos da história do cinema

A partir de uma lista do crítico de cinema Roger Ebert, que morreu em 2013, pedimos aos leitores que apontassem os momentos mais marcantes do cinema em todos os tempos. A seleção, compilada da opinião dos leitores, percorre 108 anos de história da sétima arte, da clássica cena da lua recebendo no olho o cartucho disparado por um canhão, do filme “Viagem à Lua”, de 1902, dirigido por George Méliès; até Natalie Portman se transformando em um cisne, no premiado clássico moderno “Cisne Negro”, de 2010, dirigido por Darren Aronofsky. Idiossincrática como qualquer outra lista, é importante ressaltar que a seleção não pretende ser abrangente ou definitiva, pois corresponde apenas à opinião das pessoas consultadas.

A montagem das cenas de beijo em “Cinema Paradiso”.

Noodles (Robert de Niro) voltando a Lower East Side 30 anos depois, olhando pela janela e relembrando Deborah (Jennifer Connelly) ensaiando balé ao som de Amapola, em “Era Uma Vez na América”.

O pavão abrindo a cauda na neve, em “Amarcord”, de Federico Fellini.

O cavaleiro jogando xadrez com a morte, em “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman.

O Sétimo Selo

O suspiro de Vito Corleone quando Tom Hagen conta pra ele que Sony morreu, em “O Poderoso Chefão”

A excursão dos doentes mentais, em “Um Estranho no Ninho”.

Robert Mitchum com AMOR tatuado nos dedos de uma mão e ÓDIO, nos da outra, em “O Mensageiro do Diabo”.

Natalie Portman se transformando em um cisne, em “Cisne Negro”.

Robert Duvall afirmando que adora o cheiro de napalm pela manhã, em “Apocalypse Now”.

Jack Nicholson na garupa da motocicleta, com um capacete de futebol americano, em “Sem Destino”.

Easy Rider

Rocky Balboa correndo escadaria acima e agitando os punhos, com Filadélfia a seus pés, em “Rocky — Um Lutador”.

A corrida de bigas, em “Ben-Hur”.

O anjo olhando Berlim do alto com tristeza, em “Asas do Desejo”, de Wim Wenders.

Woody Allen dizendo que a aranha era do tamanho de um carro, em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.

A vastidão do deserto e, em seguida, as minúsculas figuras surgindo, em “Lawrence da Arábia”.

Marcello Mastroianni e Anika Ekberg dentro da fonte, em “A Doce Vida”.

Charlie Chaplin sendo reconhecido pela moça cega, em “Luzes da Cidade”.

O computador Hal 9000 fazendo leitura labial, em “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Burt Lancaster e Deborah Kerr se beijando na praia, em “A Um Passo da Eternidade”.

A Marselhesa cantada em “Casablanca”.

Branca de Neve beijando Dunga na cabeça, em “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Paul Newman e Katharine Ross andando de bicicleta ao som de “Raindrops Keep Falling on My Head”, em Butch Cassidy.

John Wayne com a rédea na boca e galopando com uma arma em cada mão, em “Bravura Indômita”

Fred Astaire e Ginger Rogers dançando, em “O Picolino”

John Travolta dançando com Uma Thurman, em “Pulp Fiction”.

Pulp Fiction — Tempo de Violência (1994), Quentin Tarantino

A fundição do grande sino de ferro, em “Andrei Rublev”, de Andrei Tarkovski.

Hannibal Lecter sorrindo para Clarice, em “O Silêncio dos Inocentes”.

Gene Kelly cantando na chuva.

Cantando na Chuva (1952), Gene Kelly e Stanley Donen

A lua recebendo no olho o cartucho disparado pelo canhão, em “Viagem à Lua”, de George Méliès.

E.T. e o amigo passando de bicicleta na frente da lua, em “E.T. — O Extraterrestre”

Harold Lloyd pendurado no mostrador do relógio, em “O Homem Mosca”.

Moisés separando as águas do Mar Vermelho, em “Os Dez Mandamentos”.

A disputa de roleta-russa, em “O Franco-Atirador”.

Brian Bloom comendo o doce que trocaria por sexo com Julie Cohen, em “Era Uma Vez na América”