Universidade Yale lança plataforma com 170 mil fotos da Grande Depressão

Durante a Grande Depressão, a crise econômica que assolou os Estados Unidos na década de 1930, o departamento de Administração de Segurança Agrícola (tradução livre para The Farm Security Administration) contratou fotógrafos para viajar por todo o país, principalmente pelas áreas mais vulneráveis, como forma de obter apoio público aos programas de assistência do governo.

Fotógrafos icônicos como Dorothea Lange, Walker Evans e Arthur Rothstein participaram do maior projeto de fotografia já patrocinado pelo governo norte-americano. Entre 1935 e 1946, eles moldaram a cultura visual de uma era e marcaram a memória coletiva do país. No total, mais de 170 mil fotografias foram tiradas e depois catalogadas em Washington, DC. Posteriormente, os arquivos foram mantidos na Biblioteca do Congresso.

Agora, as fotos desse período estão disponíveis para visualização online. A Universidade Yale lançou o projeto “Photogrammar”, uma sofisticada plataforma para organizar as fotografias históricas da Grande Depressão. No site, as imagens podem ser filtradas por período, região ou por fotógrafo. Depois, basta clicar nas áreas coloridas do mapa. Na aba “Photogrammar Labs”, também é possível explorar os arquivos por meio de outras ferramentas interativas.

Clique aqui para acessar: Fotografias históricas da Grande Depressão disponíveis online