A opinião é uma ideia aposentada

A opinião é uma ideia aposentada

A frase-título desta crônica é de Millôr Fernandes, a quem concedi o título de “Único Filósofo Vivo do Brasil”. O fato dele ter morrido não quer dizer nada nesses tempos de fake-news e nem invalida a honraria, que seria recusada de imediato pois Millôr desprezava olimpicamente as medalhas e salamaleques, principalmente se viesse dos poderosos da vez. Mas a frase dele se impõe diante da caixa de comentários do G1 e portais quetais, que se espalharam pela internet como a décima-primeira praga do Egito, a única dos tempos modernos, alimentada por algoritmos e orientada pela inteligência artificial. A seguir, uma notícia simples e banal, e os comentários que provocaram, tal qual um tsunami desses que destroem uma parte da Indonésia ou do Japão de tempos em tempos.

A notícia

A nave russa Soyuz TMA-08M finalizou com sucesso o acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) às 23h28-GMT, apenas cinco horas e 43 minutos após o lançamento do cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. Antes, o voo durava em torno de 48 horas. A nave, com três tripulantes a bordo, conseguiu o feito inédito de atracar na ISS no mesmo dia em que deixou a Terra e realizar assim o voo mais rápido da história.

O porta-voz da agência espacial russa declarou à imprensa que “a aproximação, o contato e o acoplamento aconteceram da forma programada, em regime automático, na hora prevista pelos técnicos e com toda segurança possível”. A nave levou um americano e dois russos à plataforma orbital para substituir a atual tripulação formada por um canadense, um russo e um americano.

Uma reportagem exibida pela rede CNN mostrou que, apesar de parecer estacionada a 408 quilômetros de distância da Terra, a estação está em movimento orbital e, para ser alcançada, obriga as naves a completarem diversas voltas em torno do planeta. Muitas vezes elas percorriam até dezesseis vezes a órbita da Terra, mas a Soyuz TMA-08M precisou de apenas quatro voltas antes de se unir à ISS. A opção pela via mais rápida permitiu à tripulação economizar 42 horas de viagem e antecipar em cinco meses e meio o cronograma da missão, de acordo com a CNN e outras agências internacionais.

A caixa de comentários

(instabilidade na rede, delays e finalmente TILT).