5 filmes excelentes dirigidos por mulheres, na Netflix Divulgação / Hulu

5 filmes excelentes dirigidos por mulheres, na Netflix

A presença feminina atrás das câmeras deixou de ser exceção e passou a representar uma força criativa que é marca do cinema contemporâneo. As diretoras passaram a ocupar espaços antes dominados por homens e a transformar as narrativas que nos são apresentadas com um olhar mais íntimo e sensível. Em vez de reproduzir fórmulas, essas cineastas exploram o silêncio, o trauma e o desejo com profundidade que desafia o espectador a ver o humano em suas contradições mais sutis.

Obras que não buscam agradar, mas provocar, questionar e ampliar a percepção sobre o que significa viver, lembrar e sentir. O cinema dirigido por mulheres dá legitimidade à experiência feminina e torna o pessoal, universal. A lente é maior que a representatividade, é um ponto de virada estética e ética, que revela o cotidiano com uma delicadeza feroz, capturando o que se perde entre o que é dito e o que é vivido.

Drama, erotismo e luto se entrelaçam em uma teia de emoções difíceis de traduzir, mas impossíveis de ignorar. O olhar feminino não é homogêneo, tampouco previsível. Essas obras revelam mundos internos com uma exatidão incrível e reafirmam o poder das mulheres no cinema e o alcance universal de suas vozes.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.