5 filmes na Netflix que vão mudar a forma como você enxerga a vida (e um deles foi inspirado por Nietzsche) Divulgação / Paris Filmes

5 filmes na Netflix que vão mudar a forma como você enxerga a vida (e um deles foi inspirado por Nietzsche)

Algumas obras cinematográficas não existem apenas para contar histórias, mas para despertar reflexões, confrontar preconceitos, resgatar memórias e, sobretudo, apontar as complexidades da vida. O catálogo da Netflix, em sua vastidão, guarda produções que não chamam atenção apenas pelo barulho das bilheterias, mas por sua capacidade de trazer narrativas profundas com questionamentos sobre humanidade e propósito.

Esses filmes exploram a superação em contextos sociais sufocantes, o poder dos gestos e das palavras na transformação de destinos. São histórias improváveis que se tornam fontes de força e esperança para recomeçar. O espectador é levado por uma jornada emocional que impacta ao mesmo tempo em que tem sua consciência despertada sobre a forma como enxergamos os outros e a nós mesmos.

Entre eles, “A Sociedade dos Poetas Mortos” carrega, de forma sútil, um espírito nitidamente inspirado por Nietzsche. A narrativa reflete a ideia de que a vida, em todas as suas dores e incertezas, deve ser vivida de forma afirmativa. Não como algo a suportar, mas a se abraçar em sua totalidade. O filme nos convida à ruptura com as convenções sufocantes e a criança o de um caminho próprio que reflete o conceito de Amor Fati, a aceitação do destino como parte inseparável de quem somos. 

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.