5 melhores faroestes dos últimos 25 anos na Netflix Divulgação / Koch Media

5 melhores faroestes dos últimos 25 anos na Netflix

O faroeste é um dos gêneros mais antigos do cinema, e também um dos favoritos dos cinéfilos. Seu início remonta ao começo do século 20, quando as exibições ainda eram mudas e retratavam a disputa de territórios no Oeste americano, assaltos a trem, os perigos de um mundo pouco explorado, em que a mão do homem mal havia tocado e a natureza ainda prevalecia.

Se antes era uma caçada de gato e rato, uma guerra de “nós contra eles”, do branco contra o indígena, do xerife contra o bandido, lentamente as histórias evoluíram para algo muito mais profundo e complexo. Os faroestes passaram a denunciar a exploração da natureza por um projeto expansionista de conquista de terras mexicanas, disputas sangrentas e antiéticas, homens forçados a se tornarem soldados para defender suas fazendas e famílias, enquanto outros, ambíguos e extremamente viris, lutavam por muito mais do que a própria sobrevivência.

Os mercenários sem moral deram lugar a personagens torturados, contraditórios, mas incansáveis e justiceiros. O faroeste cresceu no imaginário popular, tornando-se um símbolo da masculinidade, da coragem e da honra. Nesta seleção, listamos as melhores obras dos últimos 25 anos, para quem acredita que não se fazem mais faroestes como antigamente. Estamos aqui para provar o contrário.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.