4 filmes de ficção científica imperdíveis na Netflix Ben King / Signature Entertainment

4 filmes de ficção científica imperdíveis na Netflix


A ficção científica sempre teve um talento especial para falar do presente disfarçada de futuro. Por trás de naves espaciais, paradoxos temporais e criaturas de outro mundo, muitas vezes se escondem reflexões sobre identidade, memória, destino e até o que nos torna humanos. Quando bem feita, ela extrapola os efeitos especiais para nos confrontar com questões que não cabem em nenhum laboratório, mas que insistem em rondar nossas dúvidas mais íntimas. A chegada de novos (e nem tão novos assim) títulos do gênero à Netflix é, portanto, um convite irresistível para embarcar em jornadas que vão muito além do entretenimento.

Entre relançamentos icônicos e descobertas recentes, a plataforma reuniu quatro filmes que representam diferentes vertentes da ficção científica: do afeto intergaláctico de “E.T.: O Extraterrestre” à vertigem psicológica de “Os Esquecidos”, passando pela estrutura quase filosófica de “O Predestinado” e chegando à delicadeza de “IO”. Cada um à sua maneira reimagina os limites da realidade e desafia o espectador a repensar sua relação com o tempo, a memória, o outro, e consigo mesmo. São obras que não só propõem perguntas como nos obrigam a carregar essas perguntas depois dos créditos.

Nesta seleção, não há espaço para respostas fáceis. O que existe são narrativas que flertam com o fantástico sem perder o pé no drama humano. Seja na busca por pertencimento, na dor de esquecer (ou lembrar demais), ou na tentativa de corrigir o passado, esses filmes ampliam o que entendemos como ficção científica e provam que o gênero, mesmo com décadas de existência, continua sendo um terreno fértil para inovações estéticas, emocionais e existenciais. Se você acha que já viu tudo quando se trata de viagens no tempo e visitantes de outro planeta, talvez esteja na hora de deixar esses quatro títulos te surpreenderem, ou, no mínimo, te desestabilizarem um pouco.