Autor: Fernando Pacéli Siqueira

Ressonâncias da Nouvelle Vague: uma ode ao cinema de rua Jérôme Prébois/Nord-Ouest Films

Ressonâncias da Nouvelle Vague: uma ode ao cinema de rua

A Nouvelle Vague trouxe um ritmo diferente ao cinema, consolidando-se como um movimento de destaque mundial. No entanto, um desses diretores me marcou de maneira profunda pelo cuidado com o qual abordava o estereótipo psicanalítico do indivíduo na sociedade, questionando a condição humana. E o fez de forma primorosa, tendo como diretor de fotografia Sven Nykvist, reconhecido como um dos melhores fotógrafos de cinema de todos os tempos.

A história de Geraldo Vandré: o maior enigma da música brasileira

A história de Geraldo Vandré: o maior enigma da música brasileira

Vandré costumava se definir como um compositor de amor, seja esse amor direcionado a uma mulher em particular ou abrangente a todo um povo. A primeira canção que compôs sozinho, “Fica mal com Deus”, expressa em sua essência seu passado nordestino, marcado pelas redondilhas que aprendeu ainda criança com a literatura de cordel. Ele construiu uma carreira singular, que não se encaixava na bossa nova — gênero musical que, mesmo assim, ele admirava profundamente. Porém, como se identificava mais como poeta do que como músico, optou por expressar em suas letras a realidade nacional que presenciava e da qual divergia.

Quem serão os nossos colegas?

Quem serão os nossos colegas?

O Código de Ética Médica dispõe, dentre outros princípios fundamentais, o seguinte: “O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor da sua capacidade profissional”. Entendo ser esse princípio fundamental, acima de tudo, a razão maior da vocação para o exercício da Medicina, visto que, o profissional que não devota a prática de sua profissão à essa finalidade, não atende à função social que lhe foi destinada, omitindo e negligenciando atenção e cuidados ao bem maior do ser humano: a vida.

A história por trás das canções de Tom Jobim

A história por trás das canções de Tom Jobim

Para comentar o livro “Histórias de Canções: Tom Jobim”, de Luiz Roberto Oliveira e Wagner Homem (Casa da Palavra, 320 páginas) da faz-se necessário um preâmbulo: Tom nasceu pelas mãos do mesmo obstetra que dez anos antes trouxe ao mundo Noel Rosa. Órfão de pai aos oito anos, teve no padrasto seu maior incentivador musical, embora já vivesse em uma família recheada de músicos. Na adolescência, encantou-se com a música e teve como principal companheiro o violão, além do mar e do mato.

11 canções essenciais da música popular brasileira

11 canções essenciais da música popular brasileira

Uma lista com 11 músicas importantes da MPB é algo impossível de se fazer, mesmo porque existem as que são importantes e necessárias, as que são necessárias e não são importantes, as que são importantes e não são necessárias. A música, por si mesma, é fruto da junção da melodia com o ritmo e a harmonia. Já a letra da música tem que ser confeccionada, adaptando-se à estrutura musical, não sendo, portanto, um poema cantado. Dicotomizar a representatividade e o valor do poeta e do letrista é no mínimo um purismo estrutural da língua que uns poucos ainda conservam.