A comédia romântica que faturou R$ 1,5 bilhão e é considerada uma obra-prima do cinema está na Netflix Divulgação / TriStar Pictures

A comédia romântica que faturou R$ 1,5 bilhão e é considerada uma obra-prima do cinema está na Netflix

“O Casamento do Meu Melhor Amigo”, dirigido por P.J. Hogan, destaca-se por sua inteligência e sagacidade no gênero das comédias românticas. O roteiro de Ronald Bass, enriquecido com elementos reminiscentes da Era de Ouro de Hollywood, aborda com elegância temas como a transitoriedade da existência e a importância das decisões na moldura do destino, sem ofender ou causar desconforto desnecessário. Este filme tece uma narrativa sobre a conexão afetiva entre dois indivíduos, evocando reflexões sobre a impermanência e a propriedade ilusória do tempo. 

Julianne Potter, interpretada por Julia Roberts, e Michael O’Neal, personagem de Dermot Mulroney, compartilharam uma amizade profunda, marcada por um acordo juvenil: se ambos permanecessem solteiros aos 28 anos, casar-se-iam. Julianne, focada em sua carreira como crítica gastronômica respeitada em Nova York, colocou sua vida profissional acima de compromissos pessoais passados. A realidade dos dois se reconecta de forma inesperada quando Michael anuncia seu casamento iminente com Kimberly Wallace, uma jovem estudante, retratando o contraste entre as expectativas juvenis e as complexidades adultas. 

O filme se desenrola com uma trama que espelha muitas das nuances típicas das comédias românticas, onde Julianne recebe um chamado não para unir-se em matrimônio com Michael, mas para atestar seu enlace com outra mulher. A dinâmica entre os personagens, especialmente no desenvolvimento das interações entre Julianne e a noiva de Michael, Kimberly — interpretada por Cameron Diaz — destila uma mistura de charme e desafio. 

As performances são astutamente orquestradas, com Roberts e Mulroney disputando a atenção da plateia no início, enquanto Diaz conquista a simpatia dos espectadores rapidamente, desafiando o clichê de uma herdeira superficial com sua doçura e autenticidade. A narrativa também explora a transformação de Julianne, que de uma figura aparentemente virtuosa, revela camadas mais complexas e obscuras em sua personalidade, especialmente influenciada pela orientação de George Downes, vivido por Rupert Everett, seu amigo sofisticado e confidente. 

O desfecho do filme oferece um reflexo sobre como as comédias românticas poderiam se resolver se os valores sociais permanecessem estáveis. No entanto, o filme sugere uma evolução cultural que inverte os papéis tradicionais, propondo um final que reflete as mudanças no espírito da época. “O Casamento do Meu Melhor Amigo” se encerra contemplando a ironia das voltas que a vida pode dar, onde o amor e a amizade são testados no caldeirão das circunstâncias e escolhas. 


Filme: O Casamento do Meu Melhor Amigo 
Direção: P.J. Hogan 
Ano: 1997 
Gêneros: Comédia/Romance 
Nota: 9/10