Nenhuma pintura, foto artística, escultura, filme ou livro é criado por um artista à revelia. Tudo tem um significado para seu autor. Mas o fato de ter um significado para seu criador nem sempre quer dizer que aquela obra precisa ser assimilada da mesma forma pelo público. A arte é provocativa e causa diferentes reações de acordo com a vivência de cada um. Quanto mais complexa a obra, maior o leque de impressões que pode provocar. O cinema, como arte, também pode causar confusão, angústia, ansiedade e claustrofobia. Nem sempre ele é feito para entreter e relaxar. Aqui estão algumas produções disponíveis na Netflix que vão deixar sua mente inquieta. Destaques para “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, de 2022, de Alejandro G. Iñarrito; “The House”, de 2022, de Paloma Baeza e Emma De Swaef; e “Dois Estranhos”, de 2020, de Travon Free e Martin Desmond Roe. Os títulos disponíveis estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
O filme é uma experiência imersiva, de proporções épicas e com um visual simplesmente arrebatador. Dentro desse cenário é narrada a jornada íntima e extremamente comovente de Silverio, um mexicano que vive em Los Angeles e trabalha como jornalista e diretor de documentários. Depois de ganhar um importante prêmio internacional, Silverio sente que precisa voltar para seu país de origem — mas não se dá conta de que essa viagem o levará aos limites de uma crise existencial. Com suas memórias e medos atravessando toda a sua rotina, sua vida será tomada por um sentimento de desordem e arrebatamento. Com emoções à flor da pele e uma abundância de gargalhadas, Silverio se vê frente a frente com questões universais e ao mesmo tempo íntimas sobre temas como identidade, sucesso, a brevidade da vida, a história do México e os profundos laços que ele compartilha com sua esposa e filhos. O que Silverio precisa confrontar, então, é o que significa ser humano nos dias de hoje.
Uma antologia de filmes que gira em torno de uma casa e os eventos sobrenaturais que ocorrem no local, atormentando os proprietários que lá vivem. O primeiro se passa em 1800, quando uma família se muda para a propriedade em busca de uma nova vida. Infelizmente, o que eles encontram é uma passagem só de ida para um antro de loucura. A segunda se passa no presente. Um corretor de imóveis conserta a casa de acordo com os padrões modernos para conseguir vendê-la. Já o terceiro nos leva para o futuro, após uma série de eventos de inundações que devastou o mundo, a casa se mantém em pé em uma ilha urbana solitária. Uma senhora tenta consertar o lugar e trazer de volta sua beleza de outrora, enquanto exige que os inquilinos paguem aluguel.
Um jovem negro vive em Nova York e tenta voltar com seu cachorro para casa após o primeiro encontro com uma mulher. No caminho, é confrontado por um policial, que o mata durante uma abordagem agressiva. No entanto, ele está preso em um loop temporal, em que ele sempre tenta voltar para casa, mas revive sua morte 99 vezes.
Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem faz uma viagem de carro com seu novo namorado, Jake para visitar a fazenda da família dele. Depois de uma forte nevasca, ela fica presa com a mãe e o pai de Jake e começa a questionar a natureza do que sabe sobre seu namorado, sobre si mesma e o mundo. Uma análise do arrependimento, da carência afetiva e da fragilidade do espírito humano, “Estou Pensando em Acabar com Tudo” é baseado no best-seller de Iain Reid.
Um curta-metragem com 15 minutos de duração que não possui uma narrativa tradicional, Anima é dividido em três atos, cada um com uma música conduzindo uma parte da história. Os atos são intitulados “Not The News”, “Traffic”, e “Down Chorus”, com visuais oníricos e monocromáticos. O filme faz referências a Jung e embute críticas sociais e políticas em meio às coreografias e encenações musicais abstratas.
Josephina é assistente de uma poderosa curadora de artes em Los Angeles, Rhodora Haze. Quando seu vizinho idoso morre, ela descobre que todos os itens do apartamento dele serão destruídos, entre eles, dezenas de pinturas notáveis que refletem seu profundo talento e turbulência emocional. No entanto, o artista morto tinha um passado sombrio e queria suas obras destruídas por um motivo: suas artes são amaldiçoadas e todos que tocam nelas acabam se tornando vítimas de mortes violentas e misteriosas.
Chris e Rose é um casal interracial. Eles viajam para a casa dos pais da moça, onde Chris irá conhecê-los. À princípio, tudo parece bem e todos fazem questão de demonstrar o quanto são antirracistas. Até que Chris percebe que todos os funcionários da casa são negros e agem roboticamente. Algo de estranho paira no ar e tudo começa a ficar bem assustador quando as verdades começam a se revelar.
Zeke Sikes é xerife de uma cidade que investiga um assalto a banco. Seu irmão que tem problemas mentais, Andy Sikes, está envolvido no roubo junto com o ex-presidiário Ed Burton e o viciado em metanfetamina Chris Morrow. O filme segue em ordem inversa ao longo de uma semana para mostrar o planejamento do assalto e sua execução atrapalhada. Sangue, mortes, tiroteios e traições se desenrolam no decorrer de toda a ação azarada.
Em uma cafeteria de uma estação de trem, um investigador interroga o principal suspeito de um crime misterioso: um macaco-prego atormentado, chamado Jack Cruz. O inquirido faz divagações sobre Tootatabon, uma galinha com quem viveu o grande romance de sua vida e chega a lhe dedicar uma canção ao estilo Sinatra. Durante o inflamado questionário, Jack é acusado de fazer parte do Partido Comunista, dentre outros tópicos estranhos de uma conversa completamente surreal, desconexa e recheada de frases non-sequiturs que fazem o espectador refletir: o que Jack fez?
Theodore está no meio do divórcio de seu casamento com Catherine. Entre as crises e angústias desta mudança radical em sua vida, encontra nas respostas de Samantha, uma inteligência artificial de um sistema operacional, conforto. Ela foi projetada para se adaptar e evoluir com o tempo e acaba se tornando uma companhia improvável para este homem solitário.