Tina Turner, um pedaço da história da música morreu

Tina Turner, um pedaço da história da música morreu

A música está de luto. Aos 83 anos, Tina Turner morreu em sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça. Sua partida deixa um impacto significativo no panorama musical, e seu legado provavelmente perdurará.

Nascida em 26 de novembro de 1939, em Nutbush, Tennessee, nos Estados Unidos, Turner começou a desenhar seu perfil artístico integrando o duo Ike & Tina Turner, onde revelou ao público seu timbre vocal singular. A dupla consolidou-se no cenário musical com canções impactantes como “River Deep — Mountain High” e “Proud Mary”, mostrando ao mundo o que seria apenas um vislumbre do que Tina poderia alcançar.

Na sequência de sua carreira, Turner solidificou sua posição como figura marcante na história do rock. Em 1984, seu álbum solo “Private Dancer” tornou-se um marco indelével em sua jornada. Faixas como “What’s Love Got to Do with It” e “Private Dancer” renderam-lhe prestígio e reconhecimento crítico, culminando em quatro prêmios Grammy.

Durante sua carreira, Turner produziu uma variedade de álbuns notáveis, como “Break Every Rule” (1986), “Foreign Affair” (1989) e “Wildest Dreams” (1996). Cada um deles reflete sua paixão, energia no palco e a capacidade de transmitir emoção por meio de sua voz, criando uma experiência quase tangível para o público.

Tina Turner, além de ser uma força na música, foi um exemplo de resiliência e empoderamento. Sua história pessoal de superação e a forma como emergiu de um relacionamento abusivo com Ike Turner, foram fonte de inspiração para incontáveis mulheres ao redor do mundo.

Com sua morte, a música perde uma voz singular e inconfundível. Entretanto, o legado de Tina Turner é inquestionável. Sua influência na música e na cultura popular persistirá, provando ser atemporal e universal. Seus fãs, que estão distribuídos ao redor do globo, lamentam a perda, mas também celebram a música e a inspiração que ela deixou.

Dez músicas para conhecer o universo de Tina Turner: