Bula de Livro: Os Irmãos Tanner, de Robert Walser

Bula de Livro: Os Irmãos Tanner, de Robert Walser

Trigésimo quinto (35º) livro lido, em 2023: “Os Irmãos Tanner”, do suíço Robert Walser. Em poucas palavras: “Tombar, talvez eu tombe apenas quando deixar de pensar em me levantar”. O livro é uma das obras-primas do autor, que influenciou, entre outros, Franz Kafka e Hermann Hesse.

Robert Walser passou as últimas três décadas de vida internado, contra a vontade, em um sanatório, em Herisau. Mais tarde, deixaria de apresentar sintomas de doença mental, mas recusou-se a deixar o sanatório. A história de Robert Walser é relatada no livro “Bartleby e Companhia”, de Enrique Vila-Matas.
Com forte carga autobiográfica, “Os Irmãos Tanner”, publicado em 1907, é o segundo romance do autor e conta a história de quatro irmãos excêntricos e peculiares que tomaram rumos completamente diferentes. A história é narrada por Simon Tanner, o mais jovem dos irmãos — culto e inteligente —, ele perambula por quartos alugados, trabalhos obscuros, relações viscerais, escolhas imperfeitas, que vão deixando rastros e desencanto.

Os irmãos Tanner
Os Irmãos Tanner, de Robert Walser (Companhia das Letras, 288 páginas)

Robert Walser dá vida a uma dezena de personagens secundários que participam da narrativa e vão construindo um painel filosófico e crítico, a partir das digressões de Simon. O tom adocicado, quase panglossiano, oscila uma sinceridade perversa que percorre as quase 300 páginas do romance.

Um livro absurdamente imersivo e impactante, com considerações críticas que vão da roupa que usamos às ilusões artísticas: “Acho vergonhoso um jovem escrever poemas. Isso não é trabalho, e sim um refúgio para gente ociosa. Eu não diria nada se sua vida estivesse pronta e acabada, marcada por alguma grande experiência apaziguadora, capaz de dar a uma pessoa o direito de olhar para trás, para os erros, virtudes e deslizes. Mas você parece não ter cometido nenhum erro nem praticado nenhuma boa ação. Deixe para escrever versos quando for pecador ou anjo. Aliás, de preferência não escreva verso nenhum”.


Livro: Os irmãos Tanner
Autor: Robert Walser
Páginas: 288 páginas
Editora: Companhia das Letras
Nota: 9,5/10

Carlos Willian Leite

Jornalista especializado em jornalismo cultural e enojornalismo, com foco na análise técnica de vinhos e na cobertura do mercado editorial e audiovisual, especialmente plataformas de streaming. É sócio da Eureka Comunicação, agência de gestão de crises e planejamento estratégico em redes sociais, e fundador da Bula Livros, dedicada à publicação de obras literárias contemporâneas e clássicas.