30 melhores livros que li, em 2022

30 melhores livros que li, em 2022

Durante anos tentei bater a meta de ler 100 livros em um ano, entre 1° de janeiro e 31 de dezembro. Por várias vezes cheguei perto: 87, 89, 91, 93, 94. A dificuldade estava, justamente, por não escolher um livro pelo tamanho, mas, sim, por recomendações da crítica, escritores e de amigos.

Finalmente, esse ano, consegui o inalcançado objetivo: terminei o centésimo livro, na madrugada de hoje (31 de dezembro), exatamente no dia que completam 86 anos da morte de Miguel de Unamuno, que deixou uma das mais célebres frases sobre o ato de ler: “Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam”.

Listei 30 livros, dentre os 100, que considero os melhores que li em 2022. Optei por não listar livros de poesia, até porque foram poucos, a única exceção foi “Une Saison en Enfer”, de Rimbaud, que me perseguia há anos. Nenhum livro foi escolhido pelo tamanho, mas, sim, pela pesquisa crítica — da mesma forma que percorri livros de 1.800 páginas (como foi o caso da trilogia reunindo a poesia completa do maranhense, Luís Augusto Cassas, li livros com pouco mais de 60 páginas, caso de “As Coisas de Que Não me Lembro, Sou, do mineiro Jacques Fux.

No total, foram 21.700 páginas, o que dá uma média de 217 páginas para cada livro. Outra coisa que me chamou atenção, ao final, foi a quantidade de mulheres que li. Mas nenhuma entrou na lista por cotas, e sim pela qualidade de suas obras. O mundo (incluindo as brasileiras) tem a melhor geração de escritoras das últimas décadas, e descobri-las foi um raro prazer.

Livros
Esta lista é dedicada a Tainá Corrêa, pela paciência e curadoria na escolha dos livros.