Apesar do crescente interesse dos brasileiros por vinhos, muitos mitos acerca da bebida ainda permanecem. A ideia de que bons vinhos são caríssimos é um desses mitos. Mas, nem sempre o preço determina a qualidade do vinho. A Revista Bula fez uma pesquisa e reuniu em uma lista cinco vinhos surpreendentes, com preços acessíveis, que podem ser encontrados em supermercados. A seleção foi realizada a partir dos valores e das notas atribuídas aos vinhos em sites especializados em enologia. A lista contempla rótulos de diferentes estilos e de três países: Chile, Brasil e Portugal.
No aroma este Pinot Noir revela notas de morango, cereja e amora envoltas por um toque de especiarias, especialmente canela. No paladar, mantém a expressão frutada do aroma somada à nuances de folhas de louro. Um vinho bem equilibrado, sustentado por uma fresca acidez e por taninos suaves e macios. Harmoniza com carnes de aves e massas ao molho de tomate.
Vinho de coloração violácea profunda, com aromas de frutas vermelhas maduras, complexado com nuances defumadas e de especiarias, principalmente pimenta preta. Em boca, é redondo com taninos persistentes, estrutura de intensa e baixa acidez. Harmoniza com churrasco, sarapatel, carne de sol e até mesmo feijoada tradicional.
Elaborado a partir das uvas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional, esse regional alentejano tem uma cor rubi intensa. No olfato, aromas vegetais, frutas vermelhas e flores. Em boca, apresenta atrativa presença de frutas maduras e, também, especiarias. Possui corpo mediano, sendo fresco e muito equilibrado, com taninos polidos e redondos. Harmoniza com massas, risotos, carnes vermelhas e de caça.
Amadurecido por seis meses em carvalho francês, este Pinot Noir é sinônimo de delicadeza. No olfato tem aromas de morango e passas com notas de alcaçuz. Em boca, apresenta corpo e taninos médios, acidez suave e final harmônico. Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas, espaguete ao sugo, e queijos de cabra e camembert.
Elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Syrah e Cabernet Franc, destaca-se pela qualidade de sua fruta, tanto no nariz quanto no palato, acompanhada de notas balsâmicas de especiarias e defumadas. Tem taninos finos e de ótima textura, acidez afiada, que dá equilíbrio à madurez da fruta, e final persistente. Harmoniza com carnes ao molho madeira e carnes vermelhas na brasa.