Cinco times brasileiros que colocariam o Flamengo 2019/20 no bolso Delmiro Junior / Shutterstock.com

Cinco times brasileiros que colocariam o Flamengo 2019/20 no bolso

Indiscutivelmente, o Clube de Regatas Flamengo é hoje o time a ser batido no Brasil e na América do Sul. Campeão Brasileiro, Carioca e da Libertadores, no mesmo ano, além de faturar a Recopa 2020, o Rubro-Negro acumula uma série histórica e chegou a ficar imbatível por um longo período. O time se destaca, dentro e fora das quatro linhas, tendo em vista que sua boa gestão permite ao clube contratar como se fosse um europeu em solo tupiniquim — e o futebol dentro de campo corresponde e faz os olhos do torcedor brilharem.

Contudo, a geração que não tenha uma boa memória, também conhecida como “modinha” ou “nutella”, ignora a exata dimensão do que foram alguns gloriosos times do passado do futebol brasileiro. E, por essa razão, exaltam o Flamengo de 2019 como um dos melhores da história do país. Não deixa de estar próximo a esse rol, mas seria preciso muito esforço para chegar aos pés de grandes máquinas que conquistaram quase tudo o que disputaram, com um futebol inigualável.

Nesse ínterim, com o fim de situar essas pessoas um pouco perdidas, esta lista apresentará uma série de times históricos que, certamente, encarariam o Flamengo, sem maiores problemas. Com a permissão criativa de burlar o lapso temporal envolvido e promover um embate entre esses clubes de diferentes períodos, seja pelo futebol jogado ou pelos feitos, certo é que o atual Flamengo teria muito trabalho em figurar entre os cinco melhores times da história do Brasil. E quais gigantes seriam esses? Vamos enumerá-los agora — sem ordem de hierarquia entre eles, que fique claro.