Don’s Plum, o filme polêmico e machista que Leonardo DiCaprio tentou esconder

Don’s Plum, o filme polêmico e machista que Leonardo DiCaprio tentou esconder

Em 1995, os atores Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Kevin Connolly rodaram um filme chamado “Don’s Plum”. Ainda no início de sua carreira, eles viram o projeto como uma oportunidade de ajudar um amigo, o cineasta R. D. Robb. O longa, em preto e branco, narra o encontro de um grupo de amigos em um bar de Los Angeles, o Don’s Plum, numa noite de sábado.

O filme foi rodado em apenas seis dias e teve um orçamento muito baixo, se comparado às produções de Hollywood. Mas, em 1997, quando “Don’s Plum” começou a chamar a atenção de distribuidoras, Leonardo DiCaprio impediu o lançamento do filme, após entrar com uma ação na justiça. Ele e os outros atores alegaram que fizeram um favor ao cineasta, mas foram traídos.

A obsessão de DiCaprio pela proibição de “Don’s Plum” se deve às muitas cenas com palavrões, ofensas machistas e insinuações sexuais. Na época, ele estava prestes a se juntar à equipe de “Titanic” (1997) e não queria sua imagem de bom moço ligada ao filme. Tobey Maguire também foi contra o lançamento, pois tinha acabado de estrear “Tempestade de Gelo” (1997) e estava sendo sondado para os novos filmes do Homem-Aranha.

Com a proibição, o filme ficou guardado por muitos anos. Mas, recentemente, Dale Wheatley, um dos produtores, disponibilizou o longa na internet gratuitamente. “Estou liberando o filme, sob meus direitos autorais, com o único propósito de promover meu trabalho como cineasta independente”, disse Wheatley. No YouTube, é possível assistir “Don’s Plum”, em inglês, e entender por que Di Caprio quis proibi-lo.

Clique para assistir: Don’s Plum, filme proibido por Leonardo DiCaprio