55 coisas que só fazem sentido para quem cresceu nos anos 1990

55 coisas que só fazem sentido para quem cresceu nos anos 1990

Para quem cresceu nos anos 1990, a sensação é de ter sobrevivido a uma época selvagem e repleta de desafios. Aqueles que se aventuraram pelas águas desconhecidas da infância e adolescência nessa década lidaram com perigos inimagináveis nos tempos de hoje. Quem diria, por exemplo, que os pequenos heróis dos anos 90 teriam que enfrentar feridas e machucados com soluções à base de mercúrio, como o famigerado Mercurocromo e o intenso Merthiolate, que coloriam a pele e provocavam um ardor digno de uma prova de resistência?

Nessa selva urbana, as lendas urbanas também fizeram suas vítimas, como a assustadora maldição do boneco Fofão, que povoou os pesadelos de muitos e, segundo a lenda, tinha até mesmo um punhal escondido em seu interior. Parece coisa de filme de terror, não é mesmo?

E o que dizer da “Banheira do Gugu”? Era uma espécie de coliseu romano, onde celebridades e anônimos se embolavam em busca de sabonetes, vestindo trajes mínimos e exibindo-se para todo o Brasil, em pleno horário nobre dos domingos. Hoje, essa cena seria, no mínimo, objeto de longos debates nas redes sociais.

Ah, os anos 1990, onde as pesquisas escolares não vinham prontas com um clique, mas eram uma verdadeira expedição à Enciclopédia Barsa, que consumiam longas horas de garimpagem em meio a montanhas de livros empoeirados. E a épica espera para usar a internet na madrugada, onde cada minuto contava para a disputa de quem conseguiria se conectar e explorar os vastos territórios do ICQ ou do MIRC.

Relembrar tudo isso pode parecer nostálgico e até mesmo engraçado, mas, talvez, esses “bons tempos” não fossem tão bons assim, pelo menos aos olhos de hoje. Mesmo assim, foi uma época icônica que deixou marcas inesquecíveis. Para celebrar e recordar esta era tão peculiar, a Bula reuniu em uma lista algumas peculiaridades que só fazem sentido se você teve o privilégio (ou a aventura) de crescer nos anos 1990. Se prepare para uma viagem no tempo!