4 filmes na Netflix que fariam Nietzsche sorrir (e você repensar o amor) SquareOne / Universum

4 filmes na Netflix que fariam Nietzsche sorrir (e você repensar o amor)

Nietzsche revolucionou a forma de pensar o amor quando questionou as manifestações tradicionais dele e propôs uma visão mais profunda das relações humanas e da existência. O amor, no entendimento dele, não poderia ser uma mera entrega ou sacrifício, mas uma força propulsora, a afirmação da vontade e a superação dos limites. Sob seu olhar, o amor é um processo dinâmico e, muitas vezes, doloroso, de autoconhecimento e transformação.

Algumas obras do cinema contemporâneo revelam camadas do amor que vão muito além dos romances tradicionais e clichês. Por isso, selecionamos algumas produções que te farão repensar seus próprios vínculos afetivos. Nessa seleção, o amor se manifesta com complexidade e ambiguidade. Ele se entrelaça à liberdade, perda, nostalgia e à descoberta do próprio eu. Cada história marca o desafio nietzscheano: romper com a passividade e assumir o risco do confronto consigo mesmo e com o outro. O amor deixa de ser um refúgio para ser uma construção e uma desconstrução pessoal.

Os filmes selecionados, disponíveis na Netflix, são verdadeiras pontes entre a filosofia e a experiência humana, mostrando que o amor não é um sentimento idealizado, mas multifacetado e essencialmente vital. A máxima do amor fati, o amor ao destino, com suas luzes e sombras nos convida a olhar para o amor com olhos filosóficos: para viver é preciso mais que amar, é preciso se transformar.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.