Autor: Eberth Vêncio

As bandas de rock brasileiras mais conhecidas no mundo, de acordo com Paul McCartney

As bandas de rock brasileiras mais conhecidas no mundo, de acordo com Paul McCartney

Durante a sua última turnê pelo Brasil, já nos estertores de 2023, o ex-beatle concedeu uma entrevista ao jornalista Pedro Bial, do Grupo Globo. À certa altura da conversa, depois de Paul ter soltado elogios à bossa nova, Bial perguntou-lhe quais eram as bandas de rock brasileiras que conhecia e gostava. Paul ficou claramente desconcertado e saiu pela tangente da forma que conseguiu, enaltecendo os roqueiros brasileiros, de forma genérica, sem citar nomes, e comentando em passant que tinha visto, certa vez, um sujeito tocando em Nova York que era realmente muito bom.

Todo anglicismo será castigado

Todo anglicismo será castigado

Havia mais de um motivo para aliviar o stress, seguindo mais cedo para a happy hour: o meu check-up médico estava top, o papai estava on. Desembarquei num pub de atmosfera viril situado no subsolo de um decadente shopping center. No lobby, os meus olhos deram zoom num voluptuoso outdoor que estampava a foto de uma mulher de quadril magnífico deitada na posição da prece maometana sobre uma mesa de sinuca.

 Cristo da intolerância e do ódio

 Cristo da intolerância e do ódio

Era páscoa. Conhecia o Torquato — ou não — há quarenta e cinco anos. O nosso encontro aconteceu numa tradicional pizzaria da cidade, tempos depois da eclosão do ovo da serpente, que tinha dado vida e ascensão meteórica à extrema-direita política no país. Ele era um pouco mais velho do que eu, um amigo das antigas, um dos homens mais gentis, probos e educados com quem tive o privilégio de conviver.

Não há amor e dor em Marte

Não há amor e dor em Marte

A escuridão noturna servia de palco para a quietude de um quarto, quebrada apenas pelo pulsar súbito de uma tela de telefone. Era o sinal de uma mensagem indesejada, dessas que carregam o peso do mundo em suas palavras e despertam a alma da mais profunda inércia. Nas linhas digitadas por Torquato, desdobrava-se o relato de uma tragédia inimaginável, a perda da jovem Clara, sua filha. Com corações suspensos pela dor e pela incredulidade, seguimos suas palavras.

Teste de felicidade no sangue: POSITIVO

Teste de felicidade no sangue: POSITIVO

Mesmo sendo um profissional da área, chegava uma fase da vida em que a gente comemorava resultado de exame médico como se fizesse um gol de placa. Tipo soco no ar, dancinha espalhafatosa ou a camisa jogada para a galera. Que fase. Recebi com indisfarçável alívio a minha bateria de exames anais, ou melhor, a minha bateria de exames anuais. A despeito do fura-bolo do urologista — aquele colega frio e insensível — estava tudo bem comigo.