Autor: Giancarlo Galdino

Exterritorial: o melhor filme que você verá esta semana na Netflix Divulgação / Netflix

Exterritorial: o melhor filme que você verá esta semana na Netflix

Sara Wulf, a protagonista de “Exterritorial”, enfrenta grandes dificuldades para vencer aquelas etapas em que já não nos dominamos mais, tragada por uma cornucópia de perigos que extrapolam o real. O diretor Christian Zübert situa sua anti-heroína, uma veterana da Guerra do Afeganistão (2001-2021), no terreno pantanoso das lembranças e traumas, conjuntura estarrecedora o bastante para fazer com que seja tida por insana em mais uma prova de fogo.

10 livros que não mudam o mundo — mudam você, que é mais difícil

10 livros que não mudam o mundo — mudam você, que é mais difícil

Poucas ideias remontam à imagem de aproveitamento do mundo, deste e mesmo de algum outro, em que passam a habitar — agora encantados, como diria Guimarães Rosa (1908-1967) — aquelas mulheres e homens sem par que ocuparam lugar de destaque na Terra, que uma narrativa de linguagem escorreita, plena de líricas alegorias, sobre a vida e, tanto mais, sobre o pós-vida de dois orgulhos que a brisa do Brasil não mais balança, e muito menos beija. Compusemos uma lista com os dez livros que têm de ser lidos por aqueles que não querem revolucionar nada menos que a si mesmos, clássicos por sua capacidade de vencer a bruma corrosiva do tempo e manter-se espantosamente atuais.

Você está sendo vigiado: o filme que previu os reality shows e o TikTok anos antes — e teve seu final escondido até dos atores Divulgação / Paramount Pictures

Você está sendo vigiado: o filme que previu os reality shows e o TikTok anos antes — e teve seu final escondido até dos atores

Três anos antes que os famigerados reality shows — muito pouco show e ainda menos reality — se tornassem populares e infestassem o Brasil como uma praga radiativa, Peter Weir levava às telas “O Show de Truman”, reflexão sagaz e divertida acerca de nossa exposição diária a “notícias”, “gente que vira notícia”, factoides, lixo, enfim. Sem querer, Weir e o roteirista Andrew Niccol alertavam para os riscos da onipresença da tecnologia e seus derivados, tramando contra a humanidade em silêncio, lobo em pele de cordeiro, até que passe a uma adversária desleal, ardilosa e perversa, emulando os mais de 140 mil anos de truculência do homo sapiens sapiens.

As 7 melhores séries de 2025, até agora Divulgação / Netflix

As 7 melhores séries de 2025, até agora

A indústria cultural descobriu nas séries um filão tão prolífico quanto convincente de chegar a públicos os mais diversos, esmiuçando temas sensíveis como a inteligência artificial, a biografia de personagens da História e, evidentemente, as artimanhas dos assassinos seriais e psicopatas em sentido amplo. “Cassandra”, “Maria e o Cangaço” e “You”, além de outras quatro produções, da Netflix e da Disney+, comprovam o poder das tramas fragmentadas, plurais e incômodas como o próprio gênero humano.

Os 5 filmes mais superestimado do cinema recente Divulgação / FilmNation Entertainment

Os 5 filmes mais superestimado do cinema recente

Como toda arte, o cinema também é feito de controvérsias. Sonhos são a matéria-prima de filmes de categorias as mais diversas, e sendo assim, é árduo e mesmo martirizador tachar de “sobrestimado”, ou pretensioso, pedante, pleno de insuportáveis afetações e mesmo desonesto, ao valer-se de campanhas de divulgação massivas e vultosas para chegar aonde querem — o palco do Teatro Dolby, muitas vezes. De alguma maneira, os cinco filmes expostos na relação abaixo padecem de um ou outro desses defeitos, embora tenham sido gozado de sucesso junto ao público e reconhecimento de críticos famosos.