Autor: Giancarlo Galdino

Chegou à Netflix a série que fãs de samurais pediam há anos — e ela já domina as conversas de 2025 Divulgação / Netflix

Chegou à Netflix a série que fãs de samurais pediam há anos — e ela já domina as conversas de 2025

O confronto de 292 guerreiros caídos em desgraça por um prêmio de bilhões de ienes é o mote central de “Até o Último Samurai”, série que mistura o sobrestimado “Round 6” (2021-2025), de Hwang Dong-hyuk, e “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” (2024), de Jonathan van Tulleken e Frederick E.O. Toye, vencedora do Emmy de Melhor Série Dramática de 2024. Michihito Fujii, Kento Yamaguchi e Toru Yamamoto dirigem cada um dois dos seis episódios, mirando o espírito do mangá de Shogo Imamura ilustrado por Katsumi Tatsuzawa, e no roteiro de Fujii e Risa Yashiro nota-se o refinamento dos diálogos e das situações, marca do gênero.

Filme chileno lançado no Festival de Cannes 2025 acaba de chegar à Netflix Divulgação / Metropolitan Filmexport

Filme chileno lançado no Festival de Cannes 2025 acaba de chegar à Netflix

Figura em ascensão no cinema em língua espanhola, o chileno Sebastián Lelio já tem um currículo extenso, em que destacam-se produções que miram personagens femininas em busca de lugar no mundo, como “Gloria” (2013) e “Desobediência” (2017). Agora, com “A Onda”, Lelio arrisca-se numa linguagem nova para questionar como as demandas das mulheres são vistas numa sociedade em permanente mudança, mas não vai além da caricatura.

Netflix abre o Natal 2025 com uma comédia romântica que não promete milagres, só uma noite mais leve Marni Grossman / Netflix

Netflix abre o Natal 2025 com uma comédia romântica que não promete milagres, só uma noite mais leve

Em “Um Natal Ex-pecial”, Steve Carr olha para a celebração mais esperada do ano com lentes rosicleres e, estranhamente, isso não chega a ser nenhum mal-estar. Seu filme apresenta todos os elementos dos melodramas típicos da estação, mas também dosa observações argutas sobre as novíssimas estruturas familiares e faz graça com as tantas expectativas que criamos acerca da schopenhaueriana natureza do amor.

Entrou hoje na Netflix: Melissa McCarthy em comédia que vai te fazer chorar de rir Divulgação / New Line Cinema

Entrou hoje na Netflix: Melissa McCarthy em comédia que vai te fazer chorar de rir

As máquinas fazem questão de lembrar-nos de nossos defeitos e, assim, acabamos de tal modo vexados de nossa pobre humanidade que a encobrimos. Carol Peters vai deixando-se cair nessa armadilha, mas também consegue extrair proveito do dispositivo ultratecnológico que invade sua rotina sem prévio aviso. “Superinteligência” explora boas possibilidades do argumento, divagando sobre um cérebro eletrônico charmoso o bastante para influenciar as decisões mais importantes de uma mulher.

Comovente, doloroso e inesquecível: um dos melhores filmes da década chega à Netflix Divulgação / Warner Bros.

Comovente, doloroso e inesquecível: um dos melhores filmes da década chega à Netflix

A questão do encarceramento e desencarceramento açula ânimos e azeda humores ao passo que vira assunto inesgotável para pesquisadores ideologicamente diversos. Em “Luta por Justiça”, Destin Daniel Cretton enfronha-se nesse universo espinhoso, mirando um episódio real e absurdo dos registros do judiciário americano. Seu filme é um lembrete do cinema para que isso não se repita, mas parece que muitas vezes os poderosos ouvem apenas o som de sua própria voz.