Autor: Giancarlo Galdino

Scorsese expõe o delírio narcísico no Prime Video: um clássico sobre fama, ego e ruína Divulgação / Twentieth Century Fox

Scorsese expõe o delírio narcísico no Prime Video: um clássico sobre fama, ego e ruína

Rupert Pupkin está sempre à beira do precipício, buscando alguma coisa em que acreditar, e essa sua instabilidade dá a tônica de “O Rei da Comédia”, um ponto de inflexão na carreira de Martin Scorsese. Com uma ou outra exceção, o diretor costumava não saber intercalar muito bem a carga dramática e passagens mais leves, mas aqui Scorsese atinge essa delicada harmonia, graças a um parceiro que virou um talismã em seus filmes.

Prime Video: sem spoilers, por que Éden é um dos suspenses mais perturbadores de 2025 Divulgação / AGC Studios

Prime Video: sem spoilers, por que Éden é um dos suspenses mais perturbadores de 2025

Verdadeira ode ao niilismo, “Éden” é um filme necessário, sobretudo em tempos de refinada hipocrisia e ignorância ufana. A descrença que arruína tudo é parte de nossa natureza desde Adão e Eva, como Ron Howard deixa claro ao jogar luz sobre uma história absurda e plausível em igual proporção. Howard e o corroteirista Noah Pink partem de “Floreana” (1961), o livro de memórias de Margret Wittmer (1904-2000), e derivam para uma história em que reforçam a aura distópica do enredo e a índole vil de alguns personagens, peregrinos atrás de um refúgio ilusório.

Indicado ao Oscar, filme de Steven Spielberg acaba de chegar à Netflix e muita gente ainda não notou Divulgação / Warner Bros.

Indicado ao Oscar, filme de Steven Spielberg acaba de chegar à Netflix e muita gente ainda não notou

Heróis digitais e avatares refletem nossa ânsia por uma perigosa reinvenção, de identidades fluidas e organismos imunes ao sofrimento, premissas que Spielberg desenvolve com o brilho habitual em “Jogador Nº 1”, refinada distopia em que urde um manifesto entre carnavalesco e tenebroso sobre a vontade de escapar à finitude e ao esplim da matéria. Em seu 54º longa, o diretor tem iluminações schopenhauerianas acerca da vocação do homem para a infelicidade, embora oculte-as sob camadas e camadas de fantasia.

Filme apocalíptico coreano estreou hoje na Netflix e já aparece entre os melhores do ano Divulgação / Netflix

Filme apocalíptico coreano estreou hoje na Netflix e já aparece entre os melhores do ano

O cinema se apropriou da ideia da continuidade difícil num planeta à deriva, e esse cenário apocalíptico é o eixo em torno do qual se move “A Grande Inundação”. Em seu sétimo longa, Kim Byung-woo recorre a um argumento radical num esforço de chamar a atenção do público para um tema que causa espécie, sem jamais prescindir do entretenimento. Uma marca do cinema sul-coreano recente.

Afetuoso e humano, o filme com Bill Murray e Naomi Watts que ensina a continuar vivendo — no Prime Video Divulgação / Focus Features

Afetuoso e humano, o filme com Bill Murray e Naomi Watts que ensina a continuar vivendo — no Prime Video

O afeto canino é direto e incondicional, sem maiores ambições que uma tigela de comida e um passeio ao cair da noite, benéfico também para nós. O cinema faz bom uso desse longevo relacionamento de trinta mil anos, e “O Amigo” deixa claro que o assunto continua a render. David Siegel e Scott McGehee compõem uma alegoria sobre os laços misteriosos que unem as pessoas, sujeitos a uma ruptura unilateral e definitiva.