Autor: Giancarlo Galdino

O filme mais “não consigo parar” da Netflix Lilja Jonsdottir / Netflix

O filme mais “não consigo parar” da Netflix

Ambientado na vastidão gelada da Groenlândia, “Contra o Gelo” acompanha a jornada do explorador Ejnar Mikkelsen e do ajudante Iver Iverson em uma missão de mapa, sob um pano de fundo histórico de disputa territorial. Peter Flinth valoriza a beleza plástica e incorpora notas do livro “Two Against the Ice”, mas o filme tropeça ao buscar reviravoltas e perde firmeza no desfecho, com um núcleo romântico artificial. Ainda assim, a convivência da dupla sustenta o investimento.

O filme mais surpreendente do Prime Video: o vilão não se esconde — ele senta à mesa e manda você sorrir Divulgação / Rova Film

O filme mais surpreendente do Prime Video: o vilão não se esconde — ele senta à mesa e manda você sorrir

Um pessimismo invulgar confere a “Presas” uma sensação claustrofóbica de instituições falidas e relações pessoais em permanente inconstância, tentando escapar do abismo. A adaptação do romeno Marian Crișan para “Moara cu Noroc” (“o moinho da sorte”, em tradução literal; 1881), do compatriota Ioan Slavici (1848-1925), reúne o melhor de Alfred Hitchcock (1899-1980) e Roman Polanski com uma pitada de Brian de Palma e Michael Haneke.

Para muita gente, este é um dos melhores filmes da história da Netflix — com Kevin Costner e Woody Harrelson Divulgação / Netflix

Para muita gente, este é um dos melhores filmes da história da Netflix — com Kevin Costner e Woody Harrelson

Em “Estrada sem Lei” dois policiais aposentados, Francis Hamer e Maney Gault, são convocados pela governadora Miriam “Ma” Ferguson para caçar Bonnie Parker e Clyde Barrow sem transformá-los em ídolos. O filme aposta no tom de documento e investigação, atento a minúcias e ao peso da paisagem texana, alternando silêncio e ironia na dupla vivida por Kevin Costner e Woody Harrelson. Em vez de glamour, fica a promessa de punição.

Prime Video: Tilda Swinton e Ralph Fiennes em um duelo que você assiste sem piscar Divulgação / Telecine

Prime Video: Tilda Swinton e Ralph Fiennes em um duelo que você assiste sem piscar

De alguma forma, maneira, todos os personagens de “Um Mergulho no Passado” sofrem dessas angústias rosicleres, que vão adquirindo nuanças mais soturnas conforme se revelam. Poucos diretores contam essas histórias como Luca Guadagnino, que urde uma trama de desejo, memória, poder e glamour a partir de situações quase absurdas, a que o roteiro de David Kajganich confere um verniz de real, numa narrativa lúdica que espelha o mundo encantado daquelas pessoas.

Steven Soderbergh no Prime Video: o suspense psicológico que entra na sua cabeça e não sai Divulgação / NEON

Steven Soderbergh no Prime Video: o suspense psicológico que entra na sua cabeça e não sai

Em meio a fantasmas, monstros e efeitos visuais que os tornam críveis, bons filmes de terror servem para discutir temas deste plano. É o que Steven Soderbergh faz em “Presença”, a história de uma família que sofre sem sentir, que nem ao menos percebe o mal com que convivem. Soderbergh opera em seu próprio ritmo, cuidando ele mesmo da câmera e da fotografia, transformando o roteiro de David Koepp num novelo de sensações, cada qual encerrando uma simbologia nem tão óbvia.