Autor: Giancarlo Galdino

83 minutos de paranoia digital: depois desse filme do Prime Video, notificação vira ameaça Divulgação / Capelight Pictures

83 minutos de paranoia digital: depois desse filme do Prime Video, notificação vira ameaça

As redes sociais acabaram tornando-se laboratórios de manipulação sentimental. “Intenções Cruéis” é um recorte bastante específico do vale tudo do novíssimo mundo digital, e ainda que a diretora Sabrina Jaglom estique a corda em vários momentos, não se pode classificar como delírio o que se assiste ao longo dos dinâmicos 83 minutos. Jaglom e o corroteirista Rishi Rajani valem-se dessa premissa para discorrer sobre o universo de psicopatias que esconde o tal algoritmo.

Se você ama faroeste, este filme na HBO Max é obrigatório Divulgação / Warner Bros.

Se você ama faroeste, este filme na HBO Max é obrigatório

O caos que se espraia por todas as camadas da sociedade americana do século 19, ou seja, muitos anos depois da luta renhida pela independência, sem restrições quanto ao dinheiro, à fé, à origem e, especialmente, à cor da pele, é a matéria-prima de que Raoul Walsh (1887-1980) vale-se a fim de relembrar em “Um Clarim ao Longe” invasões de terra, roubo de gado, famílias que se esfacelam, mulheres que se prostituem e jovens tristes, sem esperança.

Esse suspense espanhol na HBO Max é tão tenso que você nem vai perceber que parou de respirar Divulgação / Latin Quarter Entertainment

Esse suspense espanhol na HBO Max é tão tenso que você nem vai perceber que parou de respirar

Ao misturar suspense a um drama de família que expõe suas camadas sem pressa, Gonzalo Perdomo discorre sobre relações à beira do colapso e faz de “A Fiança” uma das mais apuradas produções do gênero. O filme de Perdomo junta-se a “O Vazio do Domingo” (2017), dirigido por Ramón Salazar, um dos melhores sobre o tema já feitos; “Durante a Tormenta” (2018), levado à tela por Oriol Paulo; e “Destinos à Deriva” (2023), a cargo de Albert Pintó, e o fato de os quatro serem espanhóis não é mera coincidência.

O melhor filme argentino da década, aclamado em Veneza, pode ser visto na HBO Max Divulgação / Memento Films

O melhor filme argentino da década, aclamado em Veneza, pode ser visto na HBO Max

A partir de Schopenhauer, o texto lê “O Cidadão Ilustre” como um retrato da vontade que produz ruína, mesmo sob bons propósitos. Daniel Mantovani, ao “agradecer” o Nobel, celebra a própria debacle e retorna a Salas movido por vaidade, orgulho e condescendência. O enredo avança do vexame à violência, até um ápice de confronto com as “autoridades”. No caminho, a crítica aproxima o personagem de Roger Scruton para defender uma ideia exigente de arte, avessa a usos ideológicos.

Um filme da Netflix que faz você repensar o que significa “crescer” Divulgação / Netflix

Um filme da Netflix que faz você repensar o que significa “crescer”

O texto lê “Beasts of No Nation” como manifesto sobre liberdade e inocência esmagadas por guerras internas, com um diretor que suaviza a violência para realçar seu absurdo. A narrativa acompanha Agu, menino que foge para a selva após o massacre da família, e cai nas mãos do Comandante, vivido por Idris Elba, figura moldada pela debacle da civilização. Entre manipulação, batismo de sangue e herança de trauma, a crítica aponta o desconforto de histórias africanas contadas por não africanos.