Autor: Giancarlo Galdino

O thriller com Michael Douglas que retrata a fúria de um homem comum e ainda impressiona décadas depois Divulgação / Warner Bros.

O thriller com Michael Douglas que retrata a fúria de um homem comum e ainda impressiona décadas depois

Um punhado de situações estressantes acomete o protagonista de “Um Dia de Fúria”, uma das melhores traduções que o cinema deu à onda de paranoia e angústia existencial que desabou sobre os Estados Unidos pós-Reagan, época das violentas tensões sociais que sacudiram Los Angeles e degringolaram nos distúrbios de 29 de abril de 1992. Quatro oficiais do Departamento de Polícia angelino, três brancos e um hispânico, foram absolvidos do crime de agressão contra Rodney King (1965-2012), um operário da construção civil afro-americano, após terem-no perseguido em alta velocidade. As consequências, como se vê, perduram.

Um filme da Netflix que beija a alma, abraça o coração e dança com a esperança Divulgação / Netflix

Um filme da Netflix que beija a alma, abraça o coração e dança com a esperança

Despretensiosamente, “O Segredo do Papai Noel” passa a integrar a lista dos bons filmes de Natal, com uma bem contada história sobre as emoções e anseios que teimam em vir à tona nessa época. Conhecido pela numerosa produção de longas com essa temática, Mike Rohl compõe o registro ensolarado de uma pequena tragédia sempre a um triz de ser realidade, mas que o destino trata de liquidar. Talvez levado pelo tal encanto natalino.

O último filme de Robin Williams: a despedida emocionante de um ícone do cinema, na Netflix Divulgação / Twentieth Century Fox

O último filme de Robin Williams: a despedida emocionante de um ícone do cinema, na Netflix

Em “Uma Noite no Museu 3 — O Segredo da Tumba”, personalidades da História continuam tornando à vida para derrubar alguns mitos e erigir outros. Pela terceira vez, Shawn Levy junta um enredo delirante a um espetáculo visual feérico, conjuntura perfeita para piadas sobre declarações e escândalos que passam livremente por ouvidos destreinados, transitando da comédia escrachada para um humor mais sutil.

Um filme magnífico acaba de chegar à Netflix: uma história real que toca o coração como poucas Divulgação / Walt Disney Pictures

Um filme magnífico acaba de chegar à Netflix: uma história real que toca o coração como poucas

“Togo” é um recorte épico de um lance quase ignorado da história dos Estados Unidos, e não é surpresa nenhuma que seu protagonista seja um adorável cachorro. Ericson Core sabe o quanto o público gosta de cenas que juntam um animal inteligente e muito destemido a empreitadas audaciosas, tudo com um propósito humanitário. A magia do cinema faz o resto.

O filme mais bonito que você verá neste mês de novembro, baseado na obra-prima de Jack London, acaba de chegar à Netflix Divulgação / 20th Century Studios

O filme mais bonito que você verá neste mês de novembro, baseado na obra-prima de Jack London, acaba de chegar à Netflix

Lealdade é um traço incontornável da personalidade canina, e este é um dos pontos que Chris Sanders toca em “O Chamado da Floresta”, drama pleno de beleza e ritmo. O roteiro de Michael Green bebe do clássico de Jack London (1876-1916), publicado em 1903, mas encontra brechas para uma versão mais autoral e ancorada na tecnologia. A magia, entretanto, não se perde.