Autor: Giancarlo Galdino

Filme que levou 40 milhões aos cinemas do mundo inteiro estreia na Netflix Divulgação / Universal Pictures

Filme que levou 40 milhões aos cinemas do mundo inteiro estreia na Netflix

Herdeiro de “Twister” (1996), “Twisters” aposta num sabor vintage mesmo cercado por tecnologia que suaviza parte do encanto. Lee Isaac Chung, de “Minari: Em Busca da Felicidade”, tenta colocar o espectador dentro da ação e encontrar poesia entre o fantástico e o farsesco. No centro, Kate Carter enfrenta o desconhecido, carrega uma ruptura emocional e retorna ao campo ao lado de Javi e do irreverente Tyler Owens. Entre encontros e reencontros, o romance amadurece sem pressa, até a tempestade final adiar um voo.

Aquele romance que todo mundo devia assistir pra deixar a vida mais leve está na Netflix. Hilary Bronwyn Gayle / Netflix

Aquele romance que todo mundo devia assistir pra deixar a vida mais leve está na Netflix.

Se romances já não sustentam a velha promessa de que o amor supera tudo, “Amores Solitários” insiste em explorar reações imprevisíveis e relações não convencionais. O filme foca a proximidade entre uma escritora de 57 anos e um administrador de 33, cada qual revendo a própria jornada entre êxitos e fracassos. Em Marraquexe, um retiro de escritores vira cenário para bloqueios, rupturas e dúvidas que viram rotina. Laura Dern e Liam Hemsworth surpreendem, e uma cena específica indica que não se trata de um amor qualquer.

Uma experiência inesquecível: um dos filmes mais bonitos e obrigatórios da Netflix Anna Camerlingo / Netflix

Uma experiência inesquecível: um dos filmes mais bonitos e obrigatórios da Netflix

Dizer que um filme sobre as descobertas da infância é encantador pode soar redundante ou apressado, já que o universo da criança também confronta a vida como ela é. Ainda assim, “O Trem Italiano da Felicidade” reúne feitiços poderosos e reabre uma história maldita da Itália, voltando à Nápoles do imediato pós-Segunda Guerra Mundial pelos olhos de um menino de oito anos. Traumas perduram, viram memórias incômodas e envenenam. O trem que leva crianças do sul para famílias comunistas surge como única saída.

Antes dele, o cinema era uma coisa; depois, nunca mais foi igual — agora na Netflix Divulgação / Columbia Pictures

Antes dele, o cinema era uma coisa; depois, nunca mais foi igual — agora na Netflix

Entre a bravura idealizada e o esmagamento do futuro, o ensaio percorre as ironias de Thomas Edward Lawrence e o modo como “Lawrence da Arábia” o transforma em mito cinematográfico. David Lean começa pelo fim, da morte num acidente de moto, e conduz uma viagem de poesia e dor em que desejos ocultos e ambições profissionais se confundem com areia e suor. Sem dizer tudo, insinua a homossexualidade do protagonista. No deserto, Peter O’Toole e Omar Sharif sustentam um espetáculo de beleza e irreverência.

Tem um filme com Naomi Watts na Netflix que ninguém te recomendou — mas você deveria ver Divulgação / Stage 6 Films

Tem um filme com Naomi Watts na Netflix que ninguém te recomendou — mas você deveria ver

Pam Bales sobe o monte Washington no auge do inverno, cercada por nevascas e vendavais, só para desopilar — até encontrar um trilheiro desacordado, morrendo de hipotermia. A partir daí, o passado volta como gatilho, com perdas, culpa e uma zona laranja que parece engoli-la. “Tempestade Infinita” ainda traz a polêmica de uma subtrama fantasiosa sobre as filhas de Bales, enquanto Naomi Watts conduz a tensão, o instinto de sobrevivência e o encontro com John, vivido por Billy Howle.