Autor: Giancarlo Galdino

Indicado ao Oscar, filme de Steven Spielberg acaba de chegar à Netflix e muita gente ainda não notou Divulgação / Warner Bros.

Indicado ao Oscar, filme de Steven Spielberg acaba de chegar à Netflix e muita gente ainda não notou

Heróis digitais e avatares refletem nossa ânsia por uma perigosa reinvenção, de identidades fluidas e organismos imunes ao sofrimento, premissas que Spielberg desenvolve com o brilho habitual em “Jogador Nº 1”, refinada distopia em que urde um manifesto entre carnavalesco e tenebroso sobre a vontade de escapar à finitude e ao esplim da matéria. Em seu 54º longa, o diretor tem iluminações schopenhauerianas acerca da vocação do homem para a infelicidade, embora oculte-as sob camadas e camadas de fantasia.

Filme apocalíptico coreano estreou hoje na Netflix e já aparece entre os melhores do ano Divulgação / Netflix

Filme apocalíptico coreano estreou hoje na Netflix e já aparece entre os melhores do ano

O cinema se apropriou da ideia da continuidade difícil num planeta à deriva, e esse cenário apocalíptico é o eixo em torno do qual se move “A Grande Inundação”. Em seu sétimo longa, Kim Byung-woo recorre a um argumento radical num esforço de chamar a atenção do público para um tema que causa espécie, sem jamais prescindir do entretenimento. Uma marca do cinema sul-coreano recente.

Afetuoso e humano, o filme com Bill Murray e Naomi Watts que ensina a continuar vivendo — no Prime Video Divulgação / Focus Features

Afetuoso e humano, o filme com Bill Murray e Naomi Watts que ensina a continuar vivendo — no Prime Video

O afeto canino é direto e incondicional, sem maiores ambições que uma tigela de comida e um passeio ao cair da noite, benéfico também para nós. O cinema faz bom uso desse longevo relacionamento de trinta mil anos, e “O Amigo” deixa claro que o assunto continua a render. David Siegel e Scott McGehee compõem uma alegoria sobre os laços misteriosos que unem as pessoas, sujeitos a uma ruptura unilateral e definitiva.

Obra-prima de Oliver Stone é um dos melhores e mais subestimados filmes de guerra de todos os tempos e está no Prime Video Divulgação / Warner Bros.

Obra-prima de Oliver Stone é um dos melhores e mais subestimados filmes de guerra de todos os tempos e está no Prime Video

“Entre o Céu e a Terra” integra a fase de de idealismo desinteressado e romântico de Oliver Stone, sem lugar para as hipocrisias tão rentáveis que os laços com figurões de Washington tem lhe proporcionado. Aqui, o diretor tece um comentário cada vez mais indigesto sobre o turbilhão de insensatez, egoísmo, psicopatia e dor a cercar uma mulher no inferno luminoso do Sudeste Asiático, uma de suas obsessões.

Acaba de estrear na Netflix o documentário sobre o misterioso assassinato de um dos homens mais ricos do mundo Divulgação / Netflix

Acaba de estrear na Netflix o documentário sobre o misterioso assassinato de um dos homens mais ricos do mundo

“Mônaco é quase uma república das bananas”, diz Isabel Vincent numa das sequências finais de “Assassinato em Mônaco”, o documentário sobre a morte brutal e, à primeira vista, nebulosa de um dos homens mais ricos do mundo — à primeira vista, reforce-se. Os bastidores do assassinato do banqueiro judeu-sírio naturalizado brasileiro Edmond Jacob Safra (1932-1999), em três de dezembro de 1999, desdobram-se em muitas camadas, até que o cerco se fecha e o jogo de um psicopata chega ao fim.