Autor: Giancarlo Galdino

A última parte de um dos maiores filmes de todos os tempos ganhou novo começo e novo final — e está na Netflix Divulgação / Paramount Pictures

A última parte de um dos maiores filmes de todos os tempos ganhou novo começo e novo final — e está na Netflix

Da beleza que escapa à nossa “vã filosofia” ao gosto do devaneio, o texto chega ao único animal que sonha — e a Michael Corleone, arrependido e nefastamente transformador. Em “O Poderoso Chefão”, Coppola conclui (será?) um tratado minucioso: crítica ferina à Igreja, um Michael disposto a comprar o Vaticano, e a engrenagem maldita que o empurra a confessar Fredo. Entre Bagheria, Kay, Mary e Tony, sobram tormento, polêmicas, e até a vaidade de Sinatra.

Netflix tem um filme que te deixa com saudade de uma vida que você nunca viveu Rolf Konow / SMPSP

Netflix tem um filme que te deixa com saudade de uma vida que você nunca viveu

Ao acompanhar a trajetória de Peter Andreas — o Per que renega o passado para perseguir prestígio —, “Um Homem de Sorte” articula melodrama, crítica social e um olhar surpreendentemente atual sobre energia e poder econômico. Adaptado de “Lykke-Per”, de Henrik Pontoppidan, o filme de Bille August aposta no não dito, deixando que as tensões falem por si: a necessidade de contatos e patrocínio, o romance atravessado por classe e religião, e a elegância técnica que sustenta quase 170 minutos sem perder impacto.

O filme indicado ao Oscar 2026 que é uma pequena obra-prima, está na Netflix — e você ainda não sabia… Divulgação / Netflix

O filme indicado ao Oscar 2026 que é uma pequena obra-prima, está na Netflix — e você ainda não sabia…

Homens crescemos acreditando que não podemos ser vulneráveis nunca, que a mínima demonstração de que não estamos no controle arruína séculos de esforços para afirmar a identidade viril da espécie, e então nos aprisionamos numa fortaleza de ilusões, sem lugar para o afeto. É louvável qualquer tentativa de vencer esse destino, como se assiste em “Os Cantores”, um pequeno grande perfil sobre conexões tão singelas quanto genuínas — e necessárias.

Hipnotizante do começo ao fim: a história de amor improvável escondida na Netflix Divulgação / Columbia Pictures

Hipnotizante do começo ao fim: a história de amor improvável escondida na Netflix

O filme “Alfa” recua ao tempo em que cães ainda eram lobos e o homo sapiens lutava para permanecer no topo da cadeia evolutiva. Keda, filho de Tau, falha ao executar um bisão ferido e paga caro: cai num abismo e precisa reaprender a sobreviver longe da tribo. Numa jornada de provas, é caçado por uma alcateia, acerta o macho alfa e acaba ligado a um lobo que decide poupar. Entre licença poética e imagens de forte realismo, a amizade sustenta a fábula.

A Netflix tem um filme que parece sobremesa — e termina como saudade Divulgação / HBO Max

A Netflix tem um filme que parece sobremesa — e termina como saudade

Wes Anderson inventa mundos a seu talante. A faculdade de conceber outras terras, outros mundos e, claro, pessoas adequadamente estranhas a fim de os habitar é um valioso predicado artístico que Anderson burilou ao longo de quase três décadas de carreira, e “O Grande Hotel Budapeste” quiçá seja o filme no qual veja-se todo esse espetáculo de criatividade a se realizar em seu esplendor, servindo a ilusão, mas não só.