Autor: Giancarlo Galdino

O que era descanso vira paranoia — e o suspense espanhol mais sufocante está na Netflix Niete / Netflix

O que era descanso vira paranoia — e o suspense espanhol mais sufocante está na Netflix

Passar alguns dias de contemplação, cercado de uma paisagem rústica e indiferente, poderia ser o remédio instantâneo para uma dor aguda e persistente, mas como se assiste no metódico “Corta-Fogo”, nada é tão fácil. Primando pelos detalhes, David Victori é hábil em criar situações tensas a partir do que a própria trama oferece, numa recusa obstinada de artificialismos. O diretor muda revelações óbvias em viradas surpreendentes ao dispor de recursos técnicos que definem boa parte do que se quer contar. Um acerto, sem dúvida.

O drama real na Netflix que revela a fuga mais ousada de um campo nazista Divulgação / UFO Films

O drama real na Netflix que revela a fuga mais ousada de um campo nazista

Os sonhos são as únicas coisas capazes de tornar o existir mais suportável e menos infame. Michael Podchlebnik (1907-1985) tinha o sonho de fugir de Chełmno, um dos mais de quarenta mil matadouros de gente que Hitler manteve em rigoroso funcionamento ao longo dos seis anos pelos quais se arrastou a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945. Podchlebnik, um dos protagonistas de “O Mundo Vai Tremer”, fez concreto esse desejo de vida sobre a morte, e inspira Lior Geller a contar uma parte dessa história.

Você vai clicar pelo Homem da Areia… e sair com medo de dormir (na HBO Max) Seth F. Johnson / Vertical Entertainment

Você vai clicar pelo Homem da Areia… e sair com medo de dormir (na HBO Max)

Colin Tilley explora culpa, punição e trauma em “Olho por Olho”, uma tentativa de revitalizar o horror sobrenatural valendo-se de uma estética ousada e temas atuais. Elaborando alegorias visualmente poderosas, Tilley não tem medo de não ser entendido — sem dúvida uma grande qualidade nesses nossos dias de ideias mastigadas — e aposta nas referências do público para chegar aonde quer. E ele chega.

No Prime Video: o terror romântico mais bizarro do ano — um casal descobre que amor demais pode virar monstruosidade Divulgação / Diamond Films

No Prime Video: o terror romântico mais bizarro do ano — um casal descobre que amor demais pode virar monstruosidade

Enroscos conjugais são perfeitos para o terror, como fica claro em “Juntos”, que esgrime o tema mirando inovações linguísticas refrescantes. Em sua estreia na direção de longas, Michael Shanks propõe um horror corporal com direito a metamorfoses bizarras para falar sobre os desenganos de um homem e uma mulher descobrindo que vida em comum não é o atalho para o paraíso. E que pode ser o inferno.

Ela ganhou medalha… e perdeu a vida: o filme da Netflix que destrói o mito do sucesso Alicia Gbur / Sony Pictures Classics

Ela ganhou medalha… e perdeu a vida: o filme da Netflix que destrói o mito do sucesso

Ninguém precisa ser atleta para entender o que Bryan Buckley pretende com “Medalha de Bronze”, uma história fictícia, mas cheia de lances assustadoramente certeiros sobre o mal-estar do sucesso, sobretudo quando efêmero e incapaz de mudar a realidade de alguém. Buckley investe sua anti-heroína de uma amargura exótica, incômoda, mas de que achamos graça.