Autor: Giancarlo Galdino

A mais bela história de amor do final de semana está no Prime Video Divulgação / Wild Bunch Distribution

A mais bela história de amor do final de semana está no Prime Video

Leopold Gursky, o protagonista de “A História do Amor”, é dessas pessoas que permanecem presas num momento infeliz de sua jornada, despertando no público emoções controversas. O filme de Radu Mihăileanu desbrava o território agreste do amor refém da memória, trazendo à luz reflexões poéticas e lúgubres. Romeno radicado na França, Mihăileanu e a corroteirista Marcia Romano adaptam o livro de mesmo nome de Nicole Krauss dando ênfase à premissa de que há eventos que congelam o indivíduo em sua desdita. Por mais que ele não queira.

Mistério e risadas: a estreia da Netflix que fãs de Agatha Christie vão amar Giles Keyte / Netflix

Mistério e risadas: a estreia da Netflix que fãs de Agatha Christie vão amar

Os protagonistas de “O Clube do Crime das Quintas-Feiras” evitam o tédio reunindo-se uma vez por semana para especular acerca de crimes sem solução, e desses convescotes vem um palpite certeiro para iluminar um mistério. Chris Columbus aposta na objetividade, e a adaptação de Katy Brand e Suzanne Heathcote para o romance de ficção policial homônimo de Richard Osman, mesmo que pouco inventiva, atinge a meta.

Juliette Binoche e Morgan Freeman em um suspense de tirar o fôlego até a última cena, só no Prime Video Divulgação / Lionsgate

Juliette Binoche e Morgan Freeman em um suspense de tirar o fôlego até a última cena, só no Prime Video

Anna Gutto arranha reflexões sobre uma grande infelicidade em “Crime na Rodovia Paraíso”, compondo um retrato lúgubre do tráfico de pessoas. Em seu primeiro longa, a diretora-roteirista vale-se do suspense para denunciar a terrível mazela da exploração sexual de menores, suavizando a tensão à medida que leva os personagens por uma lenta jornada pelo sul dos Estados Unidos. Mas Gutto quer mais — e isso é um problema.

Uma das histórias de amor mais assistidas de 2025, até agora, está no Prime Video Divulgação / Amazon Content Services

Uma das histórias de amor mais assistidas de 2025, até agora, está no Prime Video

Lasse Hallström erige em “O Mapa Que Me Leva Até Você” um drama romântico que explora as camadas mais intimistas de um relacionamento, numa abordagem entre poética e filosófica. Tarimbado no gênero, Hallström, diretor de sucessos como “Gilbert Grape — Aprendiz de Sonhador” (1993), e “Quatro Vidas de um Cachorro” (2017), extrai do roteiro de Leslie Bohem e Vera Herbert, uma adaptação do romance homônimo de J. P. Monninger, a essência de uma narrativa universal, que também por isso emociona.