Autor: Fernanda Santos

3 filmes engraçadíssimos na Netflix para rir até doer a barriga Divulgação / Paramount Pictures

3 filmes engraçadíssimos na Netflix para rir até doer a barriga

Se sua cabeça está pedindo arrego, se a serotonina está em greve e o botão de “modo avião” mental parece tentador, talvez seja hora de dar umas férias para essa usina de preocupações que você chama de cérebro. Nada de drama existencial, monólogo em preto e branco ou filme que termina com alguém encarando o vazio enquanto toca um saxofone triste. O negócio aqui é deixar a sinapse de chinelo e cueca no sofá.

Os 3 filmes mais tristes da Netflix para chorar até encharcar o travesseiro Zade Rosenthal / Columbia Pictures

Os 3 filmes mais tristes da Netflix para chorar até encharcar o travesseiro

Se seu estado emocional anda mais instável que Wi-Fi de repartição pública e você sente que a vida já te deu mais tapas que sambista em pandeiro, a Revista Bula te entrega agora uma lista para acabar de vez com o restinho de sanidade que sobrou. Não estamos falando de chorinho discreto! Aqui, o soluço é alto, o lenço de papel fica encharcado e não falta aquela clássica dúvida existencial no fim do filme: “por que, meu Deus?” — mesmo quando nada do que acontece no roteiro tem a ver com a sua vida.

Dê férias para sua cabeça: comédia romântica com Angelina Jolie, na Netflix, é programa perfeito para relaxar Divulgação / New Regency Productions

Dê férias para sua cabeça: comédia romântica com Angelina Jolie, na Netflix, é programa perfeito para relaxar

O que poderia ser apenas mais um exemplar de dramaturgia sobre o vazio de vidas excessivamente roteirizadas torna-se, por instantes, um espelho incômodo — ainda que fosco — das concessões que fazemos diariamente para não confrontar a finitude. Mas o filme evita a vertigem. Prefere o amortecimento da crise à exploração da queda. Ao invés de encarar as implicações brutais da sentença de morte anunciada, ele opta por pintá-la com as tintas suaves da transformação superficial: uma mudança de guarda-roupa, um gesto impulsivo, um beijo em horário nobre.

Acaba de chegar na Netflix: tesouro de Almodóvar com Tilda Swinton e Julianne Moore Divulgação / Crea SGR

Acaba de chegar na Netflix: tesouro de Almodóvar com Tilda Swinton e Julianne Moore

Pedro Almodóvar, mestre da excentricidade e da emotividade exuberante, experimenta um salto arriscado em “O Quarto ao Lado” ao optar por um idioma que lhe é estranho. O inglês, escolhido como meio de expressão integral pela primeira vez em sua carreira, impõe um filtro inusitado sobre sua linguagem cinematográfica: aquilo que antes era fluidez visceral se torna, aqui, uma formalidade controlada.

Vencedor do Oscar, filme do mesmo diretor de “Não Olhe Para Cima”, com Christian Bale e Brad Pitt, está na Netflix Jaap Buitendijk / Paramount Pictures

Vencedor do Oscar, filme do mesmo diretor de “Não Olhe Para Cima”, com Christian Bale e Brad Pitt, está na Netflix

Há filmes que não apenas incomodam — eles escancaram. “A Grande Aposta”, dirigido por Adam McKay, não opta pelo caminho da denúncia comedida nem pelo conforto de uma reconstrução histórica isenta; o que se vê na tela é uma colisão frontal entre forma e conteúdo, onde a linguagem da sátira, do absurdo e da ironia serve como veículo para revelar o colapso ético de um sistema travestido de racionalidade econômica. O longa não deseja simplesmente contar o que aconteceu em 2008. Ele quer que o espectador entenda por que aconteceu — e, mais perturbador ainda, por que nada foi feito para evitar que se repetisse.