Se você é do tipo que se emociona e lambuza as pipocas de choro e catarro quando assiste a um romance avassalador, tenho certeza que já assistiu todos os filmes desta lista e, com certeza, irá querer revê-los. Se não viu ainda algumas dessas produções, não perca tempo e tenha seu coração partido em mil pedacinhos com essas histórias tristes e cativantes sobre o sentimento mais puro, intenso e complexo que pode haver entre duas pessoas. Destaques para “História de um Casamento”, de 2019, de Noah Baumbach; “Se a Rua Beale Falasse”, de 2018, de Barry Jenkins; e “Me Chame pelo Seu Nome”, de 2017, de Luca Guadagnino. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Charlie e Nicole são um casal de artistas que vive no Brooklyn com o filho de 8 anos, Henry. Nicole havia sido atriz de cinema na adolescência e agora estrela nos palcos em peças dirigidas por Charlie. No decorrer do enredo, o casal relata o que amam e odeiam sobre o outro conduzindo a história de amor desde seu início até o iminente fim. Ao decidir que quer retornar para sua carreira em Los Angeles, Nicole decide contratar a voraz advogada Nora Fanshaw, enquanto Charlie busca um advogado à altura para brigar pela custódia de Henry.
O filme é ambientado na década de 1970, em Beale Street, Nova York. Fonny e Tish eram amigos de infância antes de se apaixonarem na idade adulta. Tish está grávida quando Fonny é preso acusado falsamente de estupro. Deixada sozinha, Tish e sua família fazem todo o possível para provar a inocência de Fonny e tirá-lo da cadeia antes do nascimento do bebê.
Ambientado no verão de 1983, no norte da Itália, o filme percorre semanas ensolaradas nas quais o mundo de Elio é transformado. Arrogante e sofisticado, embora transpareça uma ingênua insegurança, Elio e seus pais não convencionais se preparam para receber Oliver, um aluno de pós-graduação que irá trabalhar durante o verão com o pai do adolescente, que é professor. Bonito e confiante, a forma como Oliver preenche os ambientes por onde passa deixa Elio completamente apaixonado.
Ambientado na Inglaterra e Hong Kong, na década de 1920, o filme narra a história de amor entre Kitty e Walter. Casados, eles não convivem bem após uma traição da esposa. Walter, que é um médico infectologista, obriga Kitty a acompanhá-lo até Hong Kong, um lugar tomado pela epidemia de cólera. Despojada dos luxos que usufruía em Londres, ela é compelida a reavaliar sua vida. Juntos, eles redescobrem a paixão adormecida que sentiam um pelo outro.
Baseado no romance de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennet e suas irmãs, que vivem na Inglaterra rural, do século 19. A família das garotas passa por problemas financeiros e a mãe está decidida a casar suas filhas com homens da alta sociedade. Quando o senhor Bingley se muda para a cidade, a senhora Bennet tenta casar sua filha mais bela, Jane, com o ricaço. Enquanto isso, Elizabeth se apaixona pelo melhor amigo de Bingley, o senhor Darcy, um arrogante e pouco sociável aristocrata.
Após a morte do pai, as irmãs Elinor e Marianne ficam empobrecidas, porque a lei concede todos os bens a um meio-irmão. Elas se refugiam em uma pequena cabana à beira-mar e esperam se casar com homens ricos para retomar o padrão de vida. Elinor se apaixona por um jovem que já foi noivo e Marianne se sente atraída por um canalha. Enquanto vivem os altos e baixos do amor, as irmãs são atormentadas por vizinhos fofoqueiros e parentes egoístas, mas, apesar de tudo, lidam com todos os desafios com graça e humor.
Ambientada entre 1870 e 1910, o filme narra a história do advogado nascido em berço de ouro Newland Archer, que está prestes a se casar com May Welland. O romance é interrompido, quando uma parente de May, a sedutora Condessa Ellen Olenska, retorna a Nova York, após se separar do marido, um nobre europeu. Anos depois, casado com a entediante May, ele volta a se sentir mexido quando reencontra a espirituosa Condessa Olenska.