Bailarina com Alzheimer relembra passos de dança ao escutar música clássica

Bailarina com Alzheimer relembra passos de dança ao escutar música clássica

Em um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais, uma ex-bailarina em tratamento para Alzheimer escuta a melodia de “O Lago dos Cisnes”, do compositor russo Tchaikovsky, e relembra a coreografia que provavelmente dançou na juventude. Marta C. González, a bailarina, sofria com a demência, mas ao ouvir a música começou a reproduzir os passos na cadeira de rodas.

O vídeo emociona, ao mesmo tempo em que mostra os avanços da neurociência no tratamento de transtornos neurocognitivos. De acordo com a terapeuta de dança Erica Hornthal, “as nossas experiências de vida são mantidas no corpo e, por meio do movimento, podem ser relembradas e revividas, apesar das deficiências psicológicas, intelectuais ou físicas”.

Supostamente filmado em Valência, na Espanha, em 2019, o vídeo de Marta C. González também traz um alerta sobre o compartilhamento de virais. A dançarina que aparece em um espetáculo, no vídeo, não é Marta, mas a ex-primeira-bailarina do Balé Mariinsky, na Rússia, Uliana Lopatkina. Além disso, não há indícios que comprovem que González integrou o “New York Ballet” na década de 1960, pois não existe uma companhia com esse nome.

De toda forma, Marta C. Gonzalez, que morreu pouco tempo depois de o vídeo ter sido gravado, era mesmo uma virtuosa dançarina. O jornalista Alistar Macaulay, do “The New York Times”, tem investigado detalhes sobre a vida dela. Até o momento, tudo indica que Gonzalez foi primeira-bailarina do Ballet de Las Americas, na Colômbia.