Os 31 maiores artistas da música brasileira em todos os tempos

Os 31 maiores artistas da música brasileira em todos os tempos

A Revista Bula realizou uma enquete com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os maiores artistas da música brasileira em todos os tempos. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. O critério de desempate, quando necessário, foi a posição alcançada no ranking da revista “Rolling Stone Brasil”, publicado em 2008. Os artistas foram divididos em quatro categorias, de acordo com o número de indicações: +300, +200, +150 e +100. Os artistas mais citados foram reunidos em uma lista, que contempla um século de música. Três mil e quinhentos participantes responderam a enquete.

Foram lembrados autores de todas as regiões do Brasil. Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de artistas citados, com 16 indicações, seguido da Bahia, com quatro, e de São Paulo, com três. Entre os artistas que foram selecionados, 17 não estão vivos: Cartola, Elis Regina, Tom Jobim, Noel Rosa, João Gilberto, Raul Seixas, Heitor Villa-Lobos, Belchior, Renato Russo, Pixinguinha, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Baden Powel, Cazuza, Adoniran Barbosa e Ary Barroso. Com relação à idade, a mais jovem é Marisa Monte, que nasceu em 1967, e o mais velho é Heitor Villa-Lobos, nascido em 1887.

É importante ressaltar que a seleção não pretende ser abrangente ou definitiva, pois corresponde apenas à opinião das pessoas consultadas.

Crédito editorial: A.PAES / Shutterstock.com

Mais de 300 indicações

Mais de 200 indicações

Mais de 150 indicações

Mais de 100 indicações