4 filmes na HBO Max que mudaram completamente o final do livro e geraram polêmica Divulgação / Warner Bros

4 filmes na HBO Max que mudaram completamente o final do livro e geraram polêmica

Nem todo livro que vira filme agrada. Alguns, em especial, pelos rumos inesperados que toma. A ousadia em transformar elementos centrais da obra original pode desagradar ou surpreender, mas nunca deixa de ser uma escolha polêmica, especialmente para os leitores que carregam consigo uma interpretação íntima da obra. Quando o cinema opta por outro caminho, um território de debate é criado: para alguns, uma traição à essência da história; para outros, uma reinvenção necessária para valorizar o potencial audiovisual.

As adaptações são um convite para refletirmos sobre a diferença das linguagens escrita e cinematográfica. Os livros podem carregar detalhes psicológicos e a subjetividades dos personagens são exploradas com profundidade. Mas, no cinema, é preciso encontrar outras soluções mais diretas que transmitam o significado em um tempo mais curto. Alterar o final pode intensificar o impacto sobre as telas, criando um choque dramático ou alcance temático da história. São escolhas arriscadas, mas que contribuem para estabelecer identidade própria ao filme, separando-o do livro que o inspirou.

Apesar de os livros serem majoritariamente considerados melhores, há filmes que se consolidam muito mais que as obras que os deu origem, fazendo com que o público se lembre mais deles que do livros. A Revista Bula selecionou quatro produções disponíveis na HBO Max cujos finais decidem seguir seus próprios caminhos. Vamos conferir?

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.