5 filmes premiados no Oscar, na HBO Max, para uma maratona épica Keith Bernstein / Warner Bros. Entertainment

5 filmes premiados no Oscar, na HBO Max, para uma maratona épica

Poucos prêmios carregam o peso simbólico do Oscar. Embora criticada, a Academia ainda entrega a estatueta mais sonhada de artistas da indústria cinematográfica do mundo todo. Mais que um simples reconhecimento, o “homem dourado” simboliza a consagração de narrativas que marcaram época. Seja pela força de seus personagens, pela inovação visual ou pela capacidade de dialogar debates contemporâneos. A HBO Max convida seus assinantes a revisitar histórias que entraram para o imaginário coletivo, mas continua oferecendo novas camadas de interpretações.

A Revista Bula revirou essa grande plataforma de sucesso para escolher alguns dos filmes reconhecidos pela Academia. De épicos de ficção científica a retratos íntimos de famílias e indivíduos em crise. Essa seleção atravessa gêneros, estilos e estéticas, reafirmando que, apesar dos padrões do Oscar, há múltiplas formas de fazer cinema. E é possível sair premiado inovando completamente.

Mais que premiações, esses títulos oferecem experiências que duram. Provocações que nos levam a refletir sobre o futuro da humanidade, o peso das nossas escolhas, as pressões sociais e as fragilidades humanas. Assistir esses filmes é abrir um capítulo essencial do cinema contemporâneo, capaz de causar emoções imediatas ou sensações duradouras. Essas produções envelhecem bem, porque falam de dilemas universais e atemporais, mesmo que ancorados em contextos específicos.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.