5 filmes com finais que continuam martelando na cabeça dias depois, na Netflix Divulgação / Netflix

5 filmes com finais que continuam martelando na cabeça dias depois, na Netflix

Sabe aqueles filmes que não acabam com os créditos, mas ficam latejando na sua mente durante dias, como um machucado que resiste a cicatrizar? Essa sensação acontece, principalmente, com obras que exploram ambiguidade narrativa, revelando fatos inesperados e atmosferas densas, que transformam o fim em mais do que uma conclusão. É uma experiência que merece ser revisitada nos pensamentos, como se você precisasse repassar algumas cenas para encontrar detalhes narrativos que o ajudem a encontrar sentido.

Finais que realmente ecoam não devem apenas surpreender. Eles precisam desestabilizar o espectador, fazê-los questionar o que é real, o que é imaginado, sobretudo, quem somos diante do que assistimos. Nesse ponto, o cinema se conecta de forma visceral com a psicologia e se apropria de nossas inseguranças, nos fazendo sentir expostos, obrigando-nos a pensar nossa visão de mundo.

A Revista Bula escolheu alguns filmes que têm o poder de aprisionar a mente do espectador em dilemas mal resolvidos. O catálogo da Netflix guarda algumas produções que desafiam a compreensão e se transformam em inquietações prolongadas. Obras que transitam entre o suspense psicológico, o drama existencial e o thriller enigmático. Cada um com desfechos que intensificam nossas inquietações.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.