4 filmes da Netflix que explicam a vida melhor do que qualquer filósofo SquareOne / Universum

4 filmes da Netflix que explicam a vida melhor do que qualquer filósofo

O cinema, como a arte em geral, se aproxima bastante da filosofia. Se em livros e tratados, a vida é dissecada em conceitos e teses, na tela ela aparece de forma mais imediata e realista: cheia de contradições, incertezas e momentos inexplicáveis. Isso não quer dizer que o cinema ofereça respostas que você não vai achar nos livros, mas ele é capaz de abrir janelas de reflexão capazes de iluminar nossas próprias existências.

A Revista Bula selecionou títulos, na Netflix, que silenciosamente oferecem lições existenciais mais potentes do que longos textos teóricos. Essas narrativas dissertam sobre juventude e envelhecimento, nossa relação com o tempo, a importância dos afetos e a delicadeza dos vínculos humanos e da importância de reavaliar a própria trajetória. Esses filmes parecem simples na superfície, mas guardam dentro de si grande impacto. Como se pudessem nos ensinar a olhar para dentro de nós com mais coragem e honestidade.

Selecionamos quatro títulos que não apenas contam histórias, mas unem emoção e reflexão sem cair em discursos abstratos demais ou artificiais. Esses filmes nos convidam a pensar sobre quem somos e para onde estamos indo, sem perder de vista a beleza do cotidiano. Um cinema com sensibilidade rara e que pode ensinar tanto quanto a própria filosofia.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.