Autor: J.C. Guimarães

Aurora Bernardini e a reinvenção da arte

Aurora Bernardini e a reinvenção da arte

Aurora Bernardini reacendeu o velho debate entre forma e conteúdo ao questionar o estatuto literário de autores contemporâneos como Itamar Vieira, Annie Ernaux e Elena Ferrante. A polêmica, longe de ser apenas acadêmica, expõe um fenômeno mais amplo: o deslocamento dos centros de poder cultural e a ascensão de vozes antes marginalizadas. Nas artes visuais, esse movimento se reflete na valorização da diversidade, na entrada de artistas indígenas, africanos e asiáticos em museus e feiras globais — e na redefinição do próprio conceito de arte.

Leia isto para se tornar um escritor genial

Leia isto para se tornar um escritor genial

É possível estudar a literatura, mas ensinar alguém a escrever é uma questão mais complexa e controversa. Oficinas literárias são agradáveis ocasiões sociais, em que um número reduzido de pessoas criativas se encontra para trocar experiências em um ambiente apropriado. Tais eventos contribuem para que a literatura continue a despertar interesse e, se possível, nunca desapareça de nossas vidas, com sua incessante oferta de algo mais.

E o Brasil compreendeu um pouco de si mesmo. Um Oscar por isso!

E o Brasil compreendeu um pouco de si mesmo. Um Oscar por isso!

Uma história sobre memória, resistência e esperança emocionou milhões de brasileiros e conquistou o reconhecimento internacional. Ao reviver um dos períodos mais sombrios da nossa história recente, o cinema nacional trouxe à luz cicatrizes profundas ainda não curadas. Mais do que um prêmio, celebrou-se a capacidade de um país refletir sobre si mesmo e se reconhecer nas telas. Foi uma conquista cultural, artística e coletiva, capaz de mobilizar toda uma nação. A vitória é de todos nós.

2022: o golpe que tropeçou num delírio

2022: o golpe que tropeçou num delírio

O golpe civil-militar de 2022, arquitetado por bolsonaristas segundo a Polícia Federal, revelou-se um fracasso sustentado por uma desconexão profunda com a realidade. Amparado por delírios conspiratórios e crenças infundadas, o movimento expôs as fraquezas de seus agentes, incluindo figuras proeminentes como os generais Braga Netto e Augusto Heleno. Ao longo da história republicana, os motivos para golpes variaram de ambições pessoais a ideologias redentoras. No entanto, o caso de 2022 trouxe à tona um novo elemento motivador: o delírio coletivo.

Thomas Bernhard, o filho ingrato da Áustria e a precária arte da sobrevivência

Thomas Bernhard, o filho ingrato da Áustria e a precária arte da sobrevivência

Thomas Bernhard (1931-1989) parece ser o filho ingrato da Áustria, embora seu grande divertimento não seja propriamente destruir a reputação do seu país, e sim do Estado austríaco — em especial a Áustria católica dos Habsburgo e sua herança, condenadas de maneira implacável. Reger é, assim, legítimo herdeiro de Bernhard, comprovando que a biografia é quase sempre o ponto de partida da ficção (a exemplo de Hemingway, de Joseph Conrad e muitos outros).