Autor: Fer Kalaoun

8 indicações ao Oscar: o melhor filme de 2026 chegou ao Brasil Divulgação / Amblin Entertainment

8 indicações ao Oscar: o melhor filme de 2026 chegou ao Brasil

Baseado no romance de Maggie O’Farrell, “Hamnet”, dirigido por Chloé Zhao, é um dos principais indicados ao Oscar de 2026 e surge com força real nas categorias mais importantes da temporada. Isso por si só já dimensiona a potência do filme. Zhao constrói uma obra delicada e devastadora ao mesmo tempo. O enredo acompanha Hamnet, filho de William Shakespeare (Paul Mescal) e Agnes (Jessie Buckley), morto aos 11 anos.

Drama épico com Richard Gere e Jodie Foster, inspirado em clássico do cinema francês, está no Prime Video Divulgação / Regency Enterprises

Drama épico com Richard Gere e Jodie Foster, inspirado em clássico do cinema francês, está no Prime Video

Baseado no clássico francês “O Retorno de Martin Guerre” (1982), “Sommersby” é um drama histórico dirigido pelo cineasta inglês Jon Amiel e estrelado por Richard Gere e Jodie Foster. Gere interpreta Jack Sommersby, um ex-combatente da Guerra Civil Americana que passa seis anos desaparecido e retorna para a pequena Vine Hill, no Tennessee, para reencontrar a esposa, Laurel (Foster), e o filho.

Jeremy Allen White encarna Bruce Springsteen em biografia complexa e delicada, na Disney+ Divulgação / 20th Century Studios

Jeremy Allen White encarna Bruce Springsteen em biografia complexa e delicada, na Disney+

Quando vemos um artista consagrado, raramente conseguimos dimensionar o percurso que o levou até ali. A trajetória até o estrelato costuma parecer linear, quase simples. O sucesso, os palcos lotados, os discos vendidos aos milhões e a estabilidade financeira dão a impressão de que tudo aconteceu com naturalidade. Como se talento bastasse. Como se não houvesse fissuras no caminho.

Nicole Kidman seria cancelada se esse thriller perturbador tivesse sido lançado hoje: na HBO Max Divulgação / New Line Cinema

Nicole Kidman seria cancelada se esse thriller perturbador tivesse sido lançado hoje: na HBO Max

“Reencarnação”, de Jonathan Glazer, provocou reações negativas quando foi lançado, em 2004. Interpretações equivocadas fizeram o diretor optar por trabalhar com menos frequência e Nicole Kidman ser duramente criticada. Apesar dessas leituras erradas, Glazer quis explorar um aspecto do luto que socialmente raramente é encarado: quando ele insiste em voltar a doer e a sociedade cobra uma espécie de “superação”.

Na Mubi: a vida nos ensina que não há apenas uma forma de viver e amar Divulgação / Alva Film

Na Mubi: a vida nos ensina que não há apenas uma forma de viver e amar

O contato com o streaming nos permitiu conhecer de forma mais abrangente o cinema internacional, e até o nosso próprio. Antes, tudo girava em torno de Hollywood. Agora, o universo se expandiu, revelou que sempre existiram outras camadas; nós é que vivíamos limitados, acomodados, muitas vezes alienados. Não que, antes da Netflix, eu nunca tivesse visto filmes de outras nacionalidades, inclusive brasileiros.