10 filmes magistrais, perturbadores e excêntricos para assistir esse final de semana na Netflix e perder o fôlego Kirsty Griffin / Netflix

10 filmes magistrais, perturbadores e excêntricos para assistir esse final de semana na Netflix e perder o fôlego

Algumas pessoas acreditam que a arte é, necessariamente, uma expressão do belo. É preciso agradar aos olhos e aos outros sentidos para ser considerado arte. Mas no campo artístico, há um movimento que não acredita nisso. Um exemplo histórico é Caravaggio. Peguemos uma de suas obras, a mais popular “David com a Cabeça de Golias”, em que vemos uma cena monstruosa de um assassinato. A cabeça degolada de, ninguém menos que a do próprio artista, Caravaggio, aparece representando a cabeça Golias. Enfim, há uma corrente que acredita que a arte não precisa ser bela, mas provocar. Aliás, Caravaggio era, por si próprio, um sujeito muito provocador. Assim como a maioria dos filmes que listamos aqui. Vamos conferir. Destaques para “Ataque dos Cães”, de 2021, de Jane Campion; “Madres Paralelas”, de 2021, de Pedro Almodóvar; e “O Soldado que não Existiu”, de 2021, de Jon Madden. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.