Existem filmes para entretenimento e cinema de arte. Você pode gostar das duas coisas ao mesmo tempo e não há problema nisso. Mas é preciso reconhecer que, enquanto algumas produções são feitas para não te deixar pensar em nada, outras existem para te fazer pensar em tudo. O cinema de arte nem sempre é confortável de ver. Muitas vezes incomoda. Em outras, intriga. Também pode te deixar confuso ou te trazer vários “insights”. Não se preocupe, cada um tem seu objetivo. Mas o propósito comum entre eles é te tirar da sua zona de conforto, fazer você repensar coisas, questionar o sistema, a vida, o universo. A Revista Bula listou algumas produções desse tipo disponíveis na Netflix. Destaques para “A Filha Perdida”, de 2021, de Maggie Gyllenhaal; “O Diabo de Cada Dia”, de 2020, de Antonio Campos; e “6 Balões”, de 2018, de Marja-Lewis Ryan. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Leda é uma professora acadêmica de férias em uma pequena cidade costeira na Grécia. Em um dia na praia, ela observa uma família brigando nas proximidades. Leda se vê obcecada por Nina, uma jovem mãe que tem dificuldades para controlar sua filha. Quando a criança desaparece, Leda encontra a menina e a devolve à família. A partir de então, ela passa a ter flashbacks de suas filhas e a ser assombrada por lembranças dolorosas de seu próprio passado.
A história traz diversos eixos familiares no sul de Ohio, na década de 1960. Entre eles, o de Arwin, órfão depois que o pai (um veterano de guerra) se matou e a mãe morreu de câncer. Ele e Charlotte, que também é órfã, vivem como irmãos na casa da avó do jovem. Quando um novo pastor chega à cidade e seduz Charlotte, Arwin descobre que tem a mesma personalidade violenta do pai. Em outro arco, Carl e Sandy formam um casal de seriais killers, que dão carona a jovens rapazes somente para matá-los.
Katie planeja cuidadosamente uma festa surpresa de aniversário para seu namorado, mas, ao perceber que seu irmão, Seth, e sua sobrinha não comparecem, ela corre até a casa deles para buscá-los. Lá, ela encontra Seth em uma crise de abstinência de heroína e a criança, de apenas dois anos de idade, está à mercê de seu pai instável. Katie toma o controle da situação e tenta fazer a coisa certa, o que implica uma parada desesperada em uma clínica de reabilitação, uma visita furtiva a um ponto de drogas, dentre outras situações angustiantes.
Em uma realidade paralela em que os seres mágicos controlam o tempo, as marés e até mesmo as estações, Chun é um espírito adolescente que decide explorar o mundo humano. Ela chega na forma de um golfinho, que se prende em uma rede de pesca e é resgatada por um menino. No incidente, seu salvador cai no mar, se afoga e morre. Comovida com tamanha bondade, ela decide devolver a vida ao garoto que morreu, que retornará ao mundo como um golfinho. No entanto, o feito requer que um só viva enquanto o outro também estiver vivo.
Jack é um menino esperto de 5 anos, cuidado e protegido por sua amorosa mãe. Ela se dedica a fazê-lo feliz, o enchendo de carinho, criando brincadeiras e contando histórias. O incomum é que a mãe é refém de um homem que a mantém há anos em cativeiro, e o filho é fruto de uma relação não consentida com seu captor. Ambos vivem em confinamento em um porão e Jack jamais conheceu o mundo exterior. Conforme o menino cresce e se torna mais curioso, ela percebe que não será possível continuar fingindo que está tudo bem. Então, eles criam um plano arriscado para que fujam de seu sequestrador.
Uma adaptação da história bíblica, o filme traz Noé, um homem fiel e temente a Deus, que tem uma visão de um grande dilúvio que irá inundar a Terra e destruir todos os seres vivos que habitam o solo. Quando Noé tem uma segunda visão, Deus o revela que é preciso construir uma arca projetada para abrigar um par de cada animal existente durante o dilúvio que virá. Noé, sua esposa Naameh e seus três filhos iniciam a construção do navio. Conforme a notícia da arca se espalha, Tubal-cain, maldoso descendente de Caim, reúne um exército com o objetivo de roubar a arca e proteger a si próprios da iminente tempestade.
O solitário Joel finalmente encontra o amor ao conhecer Clementine, uma jovem problemática com medo de se apegar emocionalmente. Quando o relacionamento entre eles começa a ficar turbulento, Clementine decide contratar um serviço chamado “Lacuna”, que irá apagar as memórias que possuem Joel. Ao saber que Clementine realizou o procedimento, ele também contrata a empresa para apagá-la de sua mente.
Evan é um estudante universitário que, quando criança, fazia desenhos distorcidos, desmaiava repentinamente e agarrava facas na cozinha. Ao reler a página de um de seus diários da escola, é capaz de voltar no tempo e mudar acontecimentos de sua vida. No entanto, cada vez que ele retorna para consertar algo, o presente também se altera, deixando Evan preso em um espiral de realidades alternativas.
Andy Dufresne é um banqueiro acusado injustamente de duplo homicídio. Condenado à prisão perpétua, ele é levado ao presídio de Shawshank, onde faz amizade com Red, um detento que consegue contrabandear coisas de fora da cadeia. Sofrendo inúmeras violências e atrocidades no local, Andy dá conselhos financeiros a um dos guardas e consegue proteção, mas após um tempo é traído e volta a vivenciar uma rotina de agressões no local. Enquanto tenta provar sua inocência, Andy sonha em retomar sua liberdade e reconstruir sua vida.