Guerras, crimes, indecência na política, truculência policial, amigos que te dão rasteira e uma série de outros fatores podem te deixar descrente do mundo e da vida. Mas saiba que essa pode ser apenas uma fase ruim e que você pode estar vendo apenas o lado B da coisa toda. Existe todo um cenário cheio de detalhes nesse quadro da vida que você precisa apreciar. É necessário encontrar dentro de si algum otimismo e ânimo. Não se deixe esmorecer pelo que está fora do seu alcance. Apenas faça o melhor que você pode com o que você realmente tem controle. Para te ajudar a encontrar esperanças, a Revista Bula te indica agora algumas produções revigorantes disponíveis na Netflix. Destaques para “O Resgate de Ruby”, de 2022, de Katt Shea; “Rédeas da Redenção”, de 2022, “Moxie: Quando as Garotas vão à Luta”, de 2021, de Amy Poehler; e “Uma Skatista Radical”, de 2021, de Manjari Makijany. Os títulos disponíveis na Netflix estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Daniel O’Neil adota a cadelinha Ruby, a salvando de ser sacrificada. Ele é um soldado hiperativo e disléxico, que sonha em entrar na Rhode Island K9, uma academia de polícia de elite. Ruby, que também é hiperativa e precisa de treinamento, acaba por inspirá-lo a persistir em seu objetivo. A dupla enfrenta contratempos em sua jornada, mas com ajuda da família e de membros de sua comunidade, que apoiam e torcem por seu sucesso, eles superam seus desafios juntos.
A tímida Vivian, de 16 anos, passa despercebida em sua escola, onde os meninos publicam uma lista anual em que avaliam as garotas de acordo com atributos físicos. Quando ela testemunha a nova aluna, Lucy, sendo assediada por Mitchell Wilson, visto como uma liderança entre os garotos da escola, ela é confrontada a analisar o comportamento machista do ambiente escolar. Percebendo que todas as alunas simplesmente toleram atitudes inaceitáveis dos colegas do sexo masculino, ela decide publicar um zine com denúncias.
No vilarejo de Wimbe, no Malawi, no início do século, um garoto de 13 anos, William, é extremamente inteligente e tem dom para ciência. Após as plantações da comunidade em que vive serem destruídas por inundações, sucedidas por uma seca devastadora, o adolescente tem a ideia de construir um moinho de vento. Com o mecanismo, uma bomba de água seria alimentada com intuito de irrigar os campos secos de sua aldeia extremamente empobrecida.
Roman Coleman passou os últimos 12 anos na prisão, após cometer violência doméstica e deixar a companheira com danos cerebrais permanentes. Prestes a retomar sua liberdade, ele deve participar de um programa administrado por um fazendeiro, que permite com que os detentos treinem cavalos selvagens. Roman tem 12 semanas para adestrar o cavalo que lhe foi designado, antes do animal ser vendido em um leilão. Incialmente, Roman passa por muitas dificuldades, mas gradualmente consegue progredir em seu treinamento. Com o passar das semanas, ele e Marquês, o cavalo, acabam se tornando grandes amigos. No entanto, o destino ainda tem preparado para Roman alguns testes.
Ishaan Awasthi, de 9 anos, é disléxico e tem problemas em manter o foco. Reprovado em um ano na escola, passou a ser considerado preguiçoso e encrenqueiro por professores e pelos pais. Com a chegada de um professor substituto de artes que entende sua condição, o novato tentará, com compaixão e paciência, não deixar que Ishaan reprove novamente.