5 filmaços de ficção científica no Prime Video para quem tem medo do futuro

5 filmaços de ficção científica no Prime Video para quem tem medo do futuro

A ficção científica é uma espécie de lente de aumento para os medos e contradições da humanidade. Ao imaginar futuros distópicos, ela revela o que já incomoda em nós em relação ao que estamos construindo para o futuro. Cada distopia, cada sociedade controlada por máquinas ou sistemas de vigilância é menos uma previsão e mais um espelho. Um aviso sobre até onde pode ir a ambição humana, o poder da tecnologia e a desigualdade social.

A Revista Bula selecionou no Prime Video alguns dos grandes exemplos do gênero, que oferecem uma combinação irresistível de espetáculo visual e filosofia, transformando o medo do amanhã em uma experiência tão angustiante quanto fascinante. O cenário futurista não é o único atrativo dessas obras, mas o desconforto que elas causam. São filmes sobre cidades muradas, mundos devastados, sistemas que tratam pessoas como recursos descartáveis. Muito menos que fantasia, essas ficções discutem política, ética e identidade. O ser humano luta contra algoritmos que o classificam, corporações que o controlam e governos que decidem se merecem ou não sobreviver.

Essas histórias ficam na linha tênue entre o progresso e a ruída. Mergulhar em realidades onde a tecnologia deixou de ser ferramenta se tornou prisão. Essas obras combinam ação e filosofia, questionam se ainda existe espaço para o livre-arbítrio em um mundo programado. Nelas, o medo do futuro não vem apenas do que a humanidade criou, mas do caos que ela se tornou.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.