5 filme que todo mundo entre 20 e 30 anos deveria assistir na HBO Max Divulgação / Nice Picture

5 filme que todo mundo entre 20 e 30 anos deveria assistir na HBO Max

O cinema é capaz de traduzir inquietações geracionais, colocando na tela aquilo que muita gente sente, mas não sabe exatamente como exprimir. Jovens entre 20 e 30 anos buscam por identidade, pertencimento, propósito e estabilidade (emocional, financeira, nos relacionamentos) e, nesse período da vida, nada como se sentir compreendido e identificado em histórias que lidam com amizade, amor, inseguranças, crises existenciais. A Revista Bula encontrou na HBO Max títulos que falam diretamente conosco, jovens adultos que vivemos a pressão da responsabilidade recém-adquirida.

Assistir filmes que abordam esse recorte de experiências é um exercício de espelhamento e reflexão. A ficção, ao expor medos e sonhos de personagens, cria pontes com o espectador, fazendo com que ele se sinta menos solitário em suas incertezas. Esses filmes mostram protagonistas enfrentando dilemas contemporâneos, mas não fingem que existe respostas fáceis. Ali estão todas as fragilidades, falhas e contradições humanas.

Essas narrativas são verdadeiros mosaicos da juventude contemporânea. Em comum, apresentam personagens em transição, que exploram os limites do prazer, da intimidade, da vulnerabilidade e da autonomia. Filmes ácidos, outros comoventes, retratos do amadurecimento em meio a pressões sociais, expectativas internas e um mundo em constante transformação.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.