5 clássicos que nasceram nos últimos 30 anos, na HBO Max Gaumont / Columbia Tristar Film

5 clássicos que nasceram nos últimos 30 anos, na HBO Max

O conceito de “clássico” costuma ser associado a obras antigas, consagradas pelo tempo e pelo consenso da crítica. Mas há algumas produções mais recentes que já alcançaram esse patamar e se tornaram referências culturais, estudadas em cursos de cinema, além de serem vistas e revistas por espectadores que sabem que elas são marcos de suas épocas. Nas três últimas décadas, filmes esteticamente ou narrativamente ousados provaram que a noção de clássico pode ser reinventada.

Temas como o acaso, o desejo, a intimidade, a passagem do tempo e o choque entre os sonhos e a realidade tornam esses filmes experiências cinematográficas que fazem o espectador olhar para dentro de si mesmo e repensar relações humanas, escolhas e vulnerabilidades. Cada vez que você os vêm eles revelam novas camadas, reforçando sua relevância e legitimando o status que conquistaram.

Nessa lista, a Revista Bula selecionou produções que foram lançadas dentro de um período relativamente curto da história do cinema e que já ocupam o imaginário coletivo. Essas obras mostram que o poder do cinema está na capacidade de transformar espectadores, provocar discussões e permanecer vivas no debate cultural.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.