Os 7 melhores filmes de ação da HBO Max: clássicos e novidades que vão prender você do início ao fim Divulgação / Colombia Pictures

Os 7 melhores filmes de ação da HBO Max: clássicos e novidades que vão prender você do início ao fim

Para muita gente, o mundo já acabou há algum tempo. O apocalipse surge como o cenário ideal para a revelação de verdades, para que se saiba a natureza inescapável dos homens, para que se distinga o joio do trigo e sejam banidos os falsos profetas. Na outra ponta da linha, anti-heróis cheios de rancores, marcados por perdas, endurecidos pelos tantos infortúnios, acreditam que seu caráter férreo deve ser usado para livrar a Terra da escória, uma vez que qualquer ideia de moralidade está perdida para sempre. Os justiceiros representam a última fagulha de ordem em meio ao caos e à desgraça. 

Na ausência de leis eficazes, a tirania se disfarça de proteção. Despontam líderes improvisados, que prometem segurança em troca de obediência cega. Criam-se regimes autoritários, inofensivos no começo, mas que logo evoluem para cerceio das liberdades individuais, silenciamento dos divergentes, restrições aos que não se submetem. Fome, medo e escassez tornam-se armas poderosas. Quem desafia esses tiranos busca resgatar sua própria identidade, sua própria consciência, seu passado e seu futuro, mas também devolver ao outro a chance roubada de uma existência menos soez. Mas vão surgindo problemas.

O combate à violência sem a participação do Estado leva ao fomento de abusos de toda ordem, ainda mais difíceis de serem debelados porque brotam à sombra da lei. Na sensação enganosa de paz mora a semente da barbárie. A justiça por meios oblíquos não promove reparação, só confere ao crime um verniz de legitimidade. Dessa forma, justiceiros são a consequência de um sistema falho, no qual perpetuam-se as aberrações. Indivíduos armados de convicções pessoais supõem poder libertar a sociedade de suas correntes, mas, pelo contrário, agrilhoam-na num ciclo perverso de medo e violência. O justiceiro não é, portanto, alguém a ser imitado. 

No cinema, entretanto, justiceiros são muito bem-vindos. Essas figuras nebulosas não deixam de lembrar ao espectador comum que o poder não admite vácuos e, a sua maneira, transmitem uma mensagem àqueles que dão as cartas: o povo se cansa. Nos filmes de ação, personagens ávidos por expurgar o mal que grassa sob o sol têm lugar de destaque. Os sete longas dessa lista, clássicos e novidades do gênero, todos disponíveis no catálogo da HBO Max, são um regalo para quem jamais recusa a adrenalina de um tiroteio ou perseguições sem fim pelas ruas de uma cidade cheia de perigos. Às vezes, até com momentos bem-humorados.

Giancarlo Galdino

Depois de sonhos frustrados com uma carreira de correspondente de guerra à Winston Churchill e Ernest Hemingway, Giancarlo Galdino aceitou o limão da vida e por quinze anos trabalhou com o azedume da assessoria de políticos e burocratas em geral. Graduado em jornalismo e com alguns cursos de especialização em cinema na bagagem, desde 1º de junho de 2021, entretanto, consegue valer-se deste espaço para expressar seus conhecimentos sobre filmes, literatura, comportamento e, por que não?, política, tudo mediado por sua grande paixão, a filosofia, a ciência das ciências. Que Deus conserve.