4 filmes de detetive na Netflix para se sentir em um jogo de tabuleiro

4 filmes de detetive na Netflix para se sentir em um jogo de tabuleiro

O maior charme das histórias de mistério é: a cada pista encontrada, cada suspeito interrogado e cada detalhe aparentemente irrelevante, o espectador é inserido em um jogo intelectual. Filmes de investigação evocam a sensação de se estar em um tabuleiro, onde cada peça se move calculadamente e segredos são bem guardados. Assistir esse tipo de narrativa é se render ao prazer de decifrar enigmas através de detalhes que os outros não percebem.

Entre reviravoltas, segredos e conspirações, o cinema transformou o gênero em algo que vai além da resolução de crimes. São detetives excêntricos, investigadores obstinados e pessoas comuns que, em circunstâncias extremas, assumem o papel de solucionadores de enigmas. Cada título transporta o público por um labirinto de possibilidades, onde a lógica se mistura ao acaso e o instinto pode valer tanto quanto a dedução racional.

A Revista Bula selecionou títulos na Netflix que reproduzem essa atmosfera de jogo de tabuleiro. Histórias com peças que parecem só se encaixar no final, que desafiam a atenção espectador, brincam com a mente do público e oferecem um espetáculo narrativo que mistura suspense, ironia e tensão. A sensação é de se estar jogando um quebra-cabeça complexo, daqueles que só fazem sentido quando a última peça é encaixada.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.