5 filmes na HBO Max que não são de terror, mas dão mais medo do que muito susto barato Divulgação / Warner Bros.

5 filmes na HBO Max que não são de terror, mas dão mais medo do que muito susto barato

Quem disse que para amedrontar é preciso ter fantasmas e demônios? Muitos filmes conseguem, sem recorrer às formulas do terror, despertar uma inquietação mais profunda: aquela que nasce da proximidade com a realidade ou da revelação de instintos que preferíamos não admitir. A Revista Bula selecionou alguns filmes que não causam sustos imediatos, mas cultivam a tensão lentamente, colocando o espectador diante de estruturas de poder, atmosferas opressivas e dilemas morais. Não é o grito que incomoda, mas o silêncio. O que provoca arrepios não é o que está escondido nas sombras, mas exposto à luz.

Mais assustador que qualquer criatura sobrenatural são personagens comuns, guiados pela ambição, obsessão ou violência. Eles revelam um lado humano sombrio. Seja na rotina da cidade, numa instituição de poder ou dentro dos desejos mais íntimos. A realidade pode ser mais cruel que a ficção. Reconhecer um mal que não é distante, mas palpável, que pode estar entre vizinhos, autoridades, colegas ou em até nós mesmos é angustiante.

A HBO Max tem em seu catálogo filmes que vão te fazer experimentar o medo materializado. Essas narrativas impactam, porque mostram como os sistemas sociais esmagam. É o medo daquilo que não se exorcista: a corrupção, a degradação, a loucura e o vazio moral. Talvez por isso sejam mais perturbadores que qualquer terror convencional.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.