5 filmes caóticos para se desprender da realidade, na Netflix

5 filmes caóticos para se desprender da realidade, na Netflix

Há filmes que fogem completamente da lógica linear e decidem mergulhar de ponta-cabeça direto no caos. Seu objetivo é fugir do padrão narrativo comum, porque não basta contar uma história. É preciso construir universos de coincidências improváveis, personagens desconectados e situações imprevisíveis que se entrelaçam em uma espiral de loucura, desafiando o bom senso e a racionalidade. Nada de clareza! O negócio aqui é vertigem! Ordem? Jamais. O prazer é se perder e, paradoxalmente, encontrar sentido no desvario.

Mas isso não quer dizer que esses filmes carecem de propósito. Nada disso! É uma estética consciente. A desordem é uma espécie de linguagem. A narrativa assume ritmo imprevisível, criando tensão e humor em medidas equivalentes. As escolhas visuais, as reviravoltas inusitadas e o constante deslocamento das expectativas são recursos para nos manter sempre presos à tela. Viramos reféns da imaginação dos criadores. Essa viagem subverte nossos instintos.

Conseguimos encontrar na Netflix alguns títulos que condensam essa atmosfera de instabilidade narrativa e emocional. Ao assistí-los, não se preocupe se ficar perplexo ou rir de nervoso. Nessas produções, experimentamos um misto de crime, existencialismo, ação e filosofia. O fio condutor é a imprevisibilidade. Ao invés de repelir, deixe-se levar pelo completo caos. Aceite esse convite para o absurdo.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.