5 filmes baseados em livros que ficaram ainda melhores nas telas — e onde ve-los Divulgação / Warner Bros.

5 filmes baseados em livros que ficaram ainda melhores nas telas — e onde ve-los

Muita gente critica as transposições de livros para o cinema, porque em grande parte das vezes, o audiovisual não consegue captar a força da obra original. Só que não é tão raro também que o cinema consiga traduzir em resultados surpreendentes o material original. É claro que depende de um diretor que consiga interpretar a essência do texto sem se prender à literalidade. É preciso saber criar imagens, atmosferas e personagens que realmente ganhem vida na tela. Ao recontar essas histórias, os filmes conseguem amplificar sua potência, conquistando um lugar definitivo na cultura popular.

Adaptações que transformam narrativas em experiências sensoriais, expandindo o impacto emocional das páginas, conseguem ultrapassar os limites do texto. Não é fácil conseguir expandir o impacto e a profundidade das palavras, mas há quem saiba transferir todas essas mensagens, sensações e significados. A Revista Bula selecionou alguns filmes que são reconhecidamente mais aceitos que os livros. Esses títulos consolidaram atores, elevaram diretores e marcaram épocas, mostrando que quando a linguagem cinematográfica acerta, o resultado supera a inspiração e se torna uma obra-prima.

Nessa lista, cinco filmes que saíram das páginas para se tornarem maiores do que deveriam. Hoje, estão nos streamings. Te contamos onde assistí-los.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.