5 filmes no Prime Video que envelheceram bem e parecem atuais Divulgação / Warner Bros.

5 filmes no Prime Video que envelheceram bem e parecem atuais

Mesmo que o cinema tenha a capacidade de registrar o espírito de uma época ou geração, alguns filmes conseguem projetar narrativas que se mantém vivas mesmo décadas depois de seu lançamento. Essas obras não resistem ao tempo, elas se tornam ainda mais relevantes por causa dele. Os anos acrescentam novas camadas de interpretações. Nesse sentido, obras antes vistas como ousadas ou proféticas, seja antecipando discussões ou mostrando efeitos visuais à frente de seu tempo, agora parecem traduzir perfeitamente nossos dilemas.

A Revista Bula selecionou cinco títulos no Prime Video que parecem ter sido lançadas neste ano, apesar de terem décadas de existência. Esses filmes atravessam gerações sem perder o frescor, porque lidam com questões latentes, como a influência da tecnologia, o autoritarismo político, o vazio existencial, as falhas de comunicação nos relacionamentos e a sensação de viver em um mundo que parece mais uma simulação que a realidade.

Estamos em 2025 e assistir essas obras é como redescobri-las em sintonia com os dilemas contemporâneos. Essa lista reúne cinco filmes que envelheceram bem demais e hoje parecem da mais atuais que nos tempos de suas estreias. Cada um dialoga com as ansiedades de uma sociedade em constante mudança e, por isso, desafiam interpretações simplistas, revelando a força nos detalhes que se tornam experiências que resistem ao esquecimento.

Fer Kalaoun

Fer Kalaoun é editora na Revista Bula e repórter especializada em jornalismo cultural, audiovisual e político desde 2014. Estudante de História no Instituto Federal de Goiás (IFG), traz uma perspectiva crítica e contextualizada aos seus textos. Já passou por grandes veículos de comunicação de Goiás, incluindo Rádio CBN, Jornal O Popular, Jornal Opção e Rádio Sagres, onde apresentou o quadro Cinemateca Sagres.