Um método moderno de encerrar discussões políticas

Um método moderno de encerrar discussões políticas

Sempre atentos ao que ocorre no mundo, os nerds do Silicon Valley identificaram uma oportunidade de ouro no Brasil e estão lançando um novo app que vai melhorar bastante a vida das pessoas por aqui. Trata-se de um app que permite que dois amigos com opiniões completamente contrárias em matéria de política consigam conversar sem brigar. O app é ideal para que aqueles velhos amigos que andam em lados políticos completamente opostos consigam conversar numa boa quando se encontram.

O funcionamento do app é supersimples e prático: assim que os dois quase ex-amigos começam a conversar, eles devem acionar o app em seus celulares. A partir daí, o programa é capaz de captar qualquer palavra dita que possa causar o início de uma discussão política: palavras como “Lula”, “Bolsonaro”, “Janja”, “Michelle”, “Filho número 1 (ou 2, ou 3)”, “petista”, “fascista” ou até palavras mais prosaicas como “coiso”, “molusco”, “9 dedos”, “bozo”, “xandão”, “golpe” ou “minuta”. O algoritmo do app é poderoso e, a cada dia, é capaz de incorporar mais palavras e expressões. Ao identificar qualquer desses sinais de que a conversa pode descambar para a discussão política, o programa começa a apitar. No início, o apito é baixinho, mas, à medida que mais palavras da lista vão sendo ditas, o programa vai apitando cada vez mais alto, até o limite de dez minutos, quando o som fica tão insuportável que se torna impossível continuar qualquer discussão. Então, os dois oponentes são obrigados a se juntar para desligar o programa. E, nesse momento, o app mostra uma de suas facetas mais interessantes: ele é muito difícil de parar, quase impossível. Ele só para de apitar quando os dois debatedores voltam a falar sobre assuntos mais amenos, como o tempo, os filhos, o tempo do colégio ou viagens maneiras que fizeram.

Já existem também versões desse app ligadas a times de futebol, a discussões sobre os melhores livros do século e até sobre os limites do humor.